×
Março 2, 2020
HORTIFRUTI/CEPEA: Como as frutas e hortaliças são associadas às tendências de consumo?
Culinária é o tópico n°1 do Twitter!

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Como as frutas e hortaliças são associadas às tendências de consumo? Ver fotos

Piracicaba, 02 – Culinária, saudabilidade, valoração (preço), praticidade, qualidade e sustentabilidade. Estas seis grandes tendências no consumo de frutas e hortaliças, abordadas anteriormente pela Hortifruti Brasil, foram selecionadas para o estudo publicado na edição de fevereiro, no qual analisou-se como os HF's são associados a elas em conversas publicadas no Twitter.

O ranking das tendências foi formulado com base na frequência das palavras-chave selecionadas e na coerência do contexto desses termos nos tweets (se relacionado ou não com frutas e hortaliças). Os resultados você confere abaixo:

1° CULINÁRIA – Quando o assunto é HF, a troca de receitas e o preparo de sucos se destacam nas conversas, sendo a batata assada, o bolo de cenoura e o suco de frutas (especialmente de laranja) as principais combinações citadas. Ao associar a tendência às palavras "vegano" e "vegetariano", o resultado é 100% composto por HF's, com destaques para a couve e a couve-flor, estrelas dos pratos. As preferências culinárias e o modo de preparo estão nos trending topics do Twitter quando o assunto é frutas e hortaliças.

2° SAUDABILIDADE – Afinal, qual HF está associado ao conceito de saúde? Os internautas não os relacionam tanto com os benefícios nutricionais, mas sim em como esses produtos podem ser utilizados em suas dietas. O foco realmente é o emagrecimento e os alimentos considerados fitness. Seja qual for o tópico, alguns hortifrútis são mais recorrentes, como couve (ou couve-flor), batata doce, alface, cenoura e gengibre, no grupo das hortaliças, e limão no caso das frutas – sempre associados ao desejo do internauta em perder peso e/ou se manter saudável.

3° PREÇO/VALORAÇÃO – Com relação aos preços, o que os usuários do Twitter mais comentam é sobre o quão caro está um produto (mais frequente) ou sobre quais frutas e hortaliças estão mais "baratas". Alguns HF's foram destacados como mais caros – uva, cenoura e laranja – e outros mais baratos – banana, tomate, batata e alface. Porém, vale apontar que os internautas muitas vezes não levam em conta um produto específico, mais sim a categoria (verduras e frutas) na hora de falar do preço.

Para conferir os comentários associados às demais tendências, acesse o conteúdo completo, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
análise
comentários sobre frutas e hortaliças na internet
comportamento do consumidor
consumo de frutas e hortaliças
consumo de HF's
frutas e hortaliças mais comentadas no Twitter
tendências de consumo