×
Junho 9, 2020
HORTIFRUTI/CEPEA: Como anda o acordo Mercosul - União Europeia?
Com argumento ambiental, Holanda vota contra a concretização

Por Marcela Barbieri e Fernanda Geraldini Palmieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Como anda o acordo Mercosul - União Europeia? Ver fotos

Piracicaba, 09 – O acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE), que foi tema da edição de novembro/19 da revista Hortifruti Brasil, foi assinado no ano passado, mas ainda precisaria ser validado por todos os legislativos dos países membros dos blocos.

Um desses países é a Holanda (Países Baixos), onde a maioria dos deputados do parlamento aprovou, recentemente, uma proposta contra a ratificação do acordo. Essa votação, que ocorreu em 3 de junho de 2020, teve como principal foco as questões ambientais e de direitos humanos relacionadas à agricultura no bloco sul-americano – porém, alguns portais de notícias também informam que a decisão pode estar relacionada à preservação das atividades de produtores locais.

Pelo fato de a Holanda ser tradicionalmente aberta ao livre-comércio, o voto dos deputados está sendo considerado uma grande virada. Porém, o governo ainda não informou o que deve ocorrer a partir de agora, visto que o processo de análise do acordo pode persistir até 2021. Assim, a decisão final da Holanda ainda não foi encaminhada ao parlamento europeu.

Vale destacar que a Áustria também aprovou uma proposta contrária ao acordo entre Mercosul e União Europeia, tendo como justificativa os mesmos problemas ambientais.

Fonte: hfbrasil.org.br e agências de notícias

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
acordo comercial Mercosul e União Europeia
acordo de livre-comércio
Cepea
exportações brasileiras
holanda
Mercosul x UE
votação para acordo de livre-comércio