×
Mamão
Maio 28, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Comércio de frutas tropicais deve crescer
Cenário seria benéfico ao BR

Por Gabriel Pacheco Oliveira
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Comércio de frutas tropicais deve crescer Ver fotos

Piracicaba, 28 – A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) aposta em forte crescimento do comércio de frutas tropicais para os próximos anos. Segundo notícia publicada pelo portal Fresh Plaza, a demanda por frutas como manga e abacate está crescendo de forma acelerada no cenário global. Além disso, outras frutas tropicais, como mamão e abacaxi, também são apontadas como produtos com grande potencial de crescimento.

Pela ótica brasileira, a expansão do mercado de frutas tropicais é animadora, em especial para manga e mamão – já que são produzidas e exportadas pelo País, com competitividade no mercado internacional. E o crescimento destes mercados, tanto em consumo quanto em receita, já acontece há algum tempo: segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), no último decêndio (2008-2018), as exportações de manga cresceram 27% em volume e 49% em receita, enquanto as de mamão aumentaram 42% e 30%, respectivamente, no mesmo comparativo.

Além disso, a FAO aponta outras possibilidades de crescimento para o Brasil. A princípio, a América Latina e o Caribe serão os principais beneficiados por este aumento no comércio de frutas tropicais. Contudo, mudanças climáticas e fenômenos devastadores têm se tornado cada vez mais recorrentes no Caribe, dificultando a produção de frutas, principalmente em longo prazo. Assim, a perda do potencial produtivo dos países caribenhos pode representar, para o Brasil, a chance de ganhar participação em mercados onde ainda não é tão presente, como o da banana.

Fonte: hfbrasil.org.br, Fresh Plaza e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
competitividade das frutas brasileiras
exportações
exportações de frutas brasileiras
exportações de frutas tropicais
FAO
frutas tropicais
mercado internacional de frutas
oportunidades