31/03/2021

HORTIFRUTI/CEPEA: Cardápio saudável

Planejamento é fator chave para uma alimentação mais rica em nutrientes

Por Caroline Ribeiro
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Piracicaba, 31 – Nesta quarta-feira, 31 de março, é comemorado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, data que reforça a importância de uma boa alimentação e da manutenção de hábitos saudáveis para se promover o bem-estar físico e mental. E, como o consumo de frutas e hortaliças caminha junto com a saúde, que tal incorporar cada vez mais estes produtos em suas receitas?

Com a maior permanência das pessoas em casa, devido à pandemia de covid-19, o preparo de refeições no lar ganhou espaço em 2020 e segue em alta em 2021 – fazendo com que as famílias precisem dividir sua rotina entre trabalho e afazeres domésticos. É por isso que o planejamento das refeições se torna ainda mais importante, desde o momento das compras até a preparação dos alimentos, para se evitar o consumo de ultraprocessados, ricos em gorduras, sódio e açúcar, mas que podem atrair pela praticidade.

Para facilitar seu dia a dia, o Ministério da Saúde desenvolveu o guia "10 passos para uma alimentação adequada e saudável", com dicas sobre como elaborar um cardápio equilibrado, além de como gerenciar melhor o tempo. Confira algumas delas abaixo e acesse o conteúdo completo, clicando aqui.

  • Planeje as compras de alimentos.
  • Organize a despensa doméstica.
  • Defina com antecedência o cardápio da semana.
  • Divida com os membros de sua família a responsabilidade por todas as atividades domésticas relacionadas ao preparo de refeições.
  • Faça da preparação de refeições e do ato de comer momentos privilegiados de convivência e prazer.
  • Reavalie como você tem usado o seu tempo e identifique quais atividades poderiam ceder espaço para a alimentação.
  • Procure fazer suas refeições em horários semelhantes todos os dias.
  • Evite "beliscar" nos intervalos entre as refeições.
  • Coma sempre devagar e desfrute o que está comendo, sem se envolver em outra atividade.
  • Procure comer em locais limpos, confortáveis e tranquilos e onde não haja estímulos para o consumo de quantidades ilimitadas de alimento.
  • Sempre que possível, coma acompanhado: de familiares, amigos ou colegas de trabalho/escola.
  • Compartilhe também as atividades domésticas que antecedem ou sucedem o consumo das refeições.

 

Fonte: hfbrasil.org.br e Ministério da Saúde

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