×
Setembro 27, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: Características do repolho no BR
A região Sudeste e outros três estados estão entre os principais produtores brasileiros

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Características do repolho no BR Ver fotos

Piracicaba, 27 – Os principais estados produtores de repolho no Brasil são Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (que representam 94% do total). A colheita se estende por todo o ano e ocorre de dois a quatro meses após o plantio, dependendo da variedade escolhida e época de cultivo, com desenvolvimento mais rápido no verão. 

A vida pós-colheita é de cinco a oito dias, o que varia conforme as condições de armazenamento. O clima ideal para desenvolver a cultura é seco e com temperaturas amenas, mas algumas variedades são mais tolerantes ao calor. A cultura é exigente quanto à água, sendo comum a irrigação, principalmente na época de transplantio das mudas. 

Em relação à rentabilidade, a atividade costuma dar resultados positivos, apesar das oscilações do mercado. No entanto, produtores avaliam que a margem é apertada, com preços próximos ao custo de produção. A demanda pelo produto é um entrave a maiores ganhos, visto que o consumo ainda não é tão alto. 

Entre os desafios da cultura, o maior deles está em maximizar os lucros (devido às margens geralmente apertadas) e, para isso, é preciso manter um baixo custo de produção. A baixa demanda nacional, contudo, é o principal desafio a ser vencido, com a necessidade de incentivos ao consumo e da melhor divulgação de seus benefícios nutricionais.

Mais informações sobre o cultivo de repolho (e de outros oito produtos) estão na edição de setembro da Hortifruti Brasil. Confira o conteúdo completo, aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cultivo de repolho
desafios
Hortifruti Brasil
oportunidades
pequenos mercados brasileiros
produção
rentabilidade
repolho