04/12/2018

HORTIFRUTI/CEPEA: BR domina o mercado europeu na entressafra espanhola

Melão ocupa o 2° lugar no ranking de frutas brasileiras com maior geração de receita

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
HORTIFRUTI/CEPEA: BR domina o mercado europeu na entressafra espanholaVer fotos

Piracicaba, 04 – O melão ocupa o 2° lugar no ranking de frutas brasileiras com maior geração de receita e o 4° na classificação mundial (FAO, 2016). Isso porque a produção da fruta no País tem o mercado externo como seu principal destino.

Enquanto no Vale do São Francisco (BA/PE) a pequena produção foca o consumo doméstico, a maior região produtora do Brasil (Rio Grande do Norte/ Ceará) destina quase 80% de sua área ao mercado internacional. Os envios são realizados entre agosto e maio, período de entressafra nos países do hemisfério Norte (em especial da União Europeia, principal consumidora do melão brasileiro).

Análise da edição de novembro da Hortifruti Brasil, indica que o País ganhou competitividade nas exportações de melão nos últimos anos. A Espanha é a maior fornecedora desta fruta à União Europeia e, quando o país está em entressafra, é o Brasil quem se torna o maior ofertante ao bloco.

Confira, abaixo, os principais motivos para o ganho de competitividade do melão:

Para conferir o conteúdo completo, acesse a edição de novembro da Revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: análise de competitividade, Cepea, competitividade internacional, exportações de frutas, Hortifruti Brasil, melão, mercado internaciona, terceira fruta mais competitiva do Brasil

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui