07/02/2019

HORTIFRUTI/CEPEA: Baixo consumo de HF's afeta a saúde dos jovens?

Alterações biológicas e sociais dificultam conclusão

Por Isabela Camargo Gonçalves
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
HORTIFRUTI/CEPEA: Baixo consumo de HF's afeta a saúde dos jovens?Ver fotos

Piracicaba, 07 – É comum associar o consumo de frutas e hortaliças a um estilo de vida saudável e à redução de várias doenças, como as cardiovasculares. Porém, será que a ideia vale, igualmente, para adolescentes e adultos?

De acordo com uma publicação da Nutrition Reviews, importante referência na área de nutrição, o consumo desses alimentos, pelos adolescentes, está bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, não é possível afirmar que este baixo consumo esteja relacionado ao risco de doenças cardiovasculares em pessoas desta faixa etária.

Isso porque, segundo a publicação, poucos estudos são realizados em adolescentes, pela alta complexidade e constantes alterações biológicas, de humor e sociais, tornando difícil mensurar os efeitos do consumo de frutas e hortaliças na saúde dos mesmos. Por fim, destaca-se que os estudos de doenças cardiovasculares e seus efeitos são inconclusivos nesta faixa etária, demandando padronizações dos critérios, para que se torne possível a comparação entre diversas gerações.

Fonte: jornal.usp.br

Tags: alimentação saudável, consumo de hortifrútis, doenças cardiovasculares em adolescentes, estudo, Nutrition Reviews, prevenção de doenças

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui