×
Fevereiro 7, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Baixo consumo de HF's afeta a saúde dos jovens?
Alterações biológicas e sociais dificultam conclusão

Por Isabela Camargo Gonçalves
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Baixo consumo de HF's afeta a saúde dos jovens? Ver fotos

Piracicaba, 07 – É comum associar o consumo de frutas e hortaliças a um estilo de vida saudável e à redução de várias doenças, como as cardiovasculares. Porém, será que a ideia vale, igualmente, para adolescentes e adultos?

De acordo com uma publicação da Nutrition Reviews, importante referência na área de nutrição, o consumo desses alimentos, pelos adolescentes, está bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, não é possível afirmar que este baixo consumo esteja relacionado ao risco de doenças cardiovasculares em pessoas desta faixa etária.

Isso porque, segundo a publicação, poucos estudos são realizados em adolescentes, pela alta complexidade e constantes alterações biológicas, de humor e sociais, tornando difícil mensurar os efeitos do consumo de frutas e hortaliças na saúde dos mesmos. Por fim, destaca-se que os estudos de doenças cardiovasculares e seus efeitos são inconclusivos nesta faixa etária, demandando padronizações dos critérios, para que se torne possível a comparação entre diversas gerações.

Fonte: jornal.usp.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alimentação saudável
consumo de hortifrútis
doenças cardiovasculares em adolescentes
estudo
Nutrition Reviews
prevenção de doenças