×
Abril 29, 2021
HORTIFRUTI/CEPEA: Auxílio emergencial eleva compras de alimentos perecíveis
Consumo dentro dos domicílios cresce 4% em relação a 2019

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Auxílio emergencial eleva compras de alimentos perecíveis Ver fotos

Piracicaba, 29 – Neste cenário de pandemia, o comportamento de consumo do brasileiro tem se mostrado diferente entre as camadas da população, variando conforme a intensidade de impactos sobre a renda. Segundo pesquisa da Nielsen, famílias que tiveram a renda reduzida em função da pandemia cortaram despesas e priorizaram descontos e gastos essenciais, enquanto as menos prejudicadas buscaram reproduzir a experiência "fora de casa" na alimentação no lar e se permitiram mais indulgências.

Porém, uma importante mudança no consumo em 2020 foi o auxílio emergencial, que impulsionou as compras das famílias de menor poder aquisitivo. Conforme o estudo Consumer Insights, da Kantar, o incremento na renda elevou o volume de itens nas cestas de compras dos brasileiros e deu acesso a categorias de produtos de maior valor agregado, além de impulsionar as vendas de alimentos perecíveis (como as frutas e hortaliças) – tendo o gasto médio com estes produtos crescido 16% para os que receberam o benefício e 13% para os que não receberam.

Ainda, considerando-se todas as faixas de renda no País, o consumo dentro dos domicílios cresceu 4% em relação a 2019. Quando analisadas apenas as classes D e E, das quais o auxílio foi pago a 72% de seus membros, o aumento no consumo foi de 8% no ano passado.

Estes dados fazem parte da edição de abril da revista Hortifruti Brasil, que traz um balanço sobre 1 ano de pandemia e os impactos no setor de frutas e hortaliças. Para conferir o conteúdo completo, clique aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alimentação do brasileiro na pandemia
auxílio emergencial eleva compras de perecíveis
Cepea
consumo de perecíveis durante a pandemia
Hortifruti Brasil
mudanças no consumo do brasileiro
renda x consumo