×
Agosto 17, 2020
HORTIFRUTI/CEPEA: Após tornados, frio intenso chega a SC
Fortes chuvas podem atingir o Sul do País e o estado de SP

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Após tornados, frio intenso chega a SC Ver fotos

Atualizado em 18/08/2020, às 10:00

Piracicaba, 17 – Na última sexta-feira (14), cidades de Santa Catarina foram severamente atingidas por temporais, acompanhados por raios, granizo e ventania. Conforme a Somar Meteorologia, dois tornados também foram registrados em municípios do norte e oeste catarinenses – sendo o primeiro em Água Doce, Ibicaré e Tangará, e o segundo, em Irineópolis.

De acordo com informativo da Defesa Civil do estado, uma pessoa morreu e mais de 16 ficaram feridas por conta das tempestades. Ao menos 31 municípios foram afetados, com danos severos em residências e empresas.

Relatório preliminar da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) indica que 15 municípios catarinenses registraram prejuízos em zonas rurais, sendo meio oeste, planalto norte e litoral norte as regiões mais afetadas. Frutas e hortaliças produzidas no local, como banana e alho, estão as principais perdas, além de residências, galpões, implementos e equipamentos. A Epagri ainda está em campo, atendendo e orientando os produtores atingidos.

Vale lembrar que, além destes fenômenos climáticos, o "ciclone bomba", bem como chuvas e alagamentos, já atingiram o estado catarinense no começo de julho. Como os impactos à produção de frutas e hortaliças ainda estão sendo mensurados por produtores locais, as atualizações serão informadas pela equipe Hortifruti/Cepea no decorrer desta semana! Fique de olho!

VEM MAIS CHUVA (E NEVE!) POR AÍ – O Sul do País pode ser afetado por uma nova frente fria neste início de semana. Segundo a Climatempo, a previsão é de chuvas fortes e volumosas no Paraná e de frio intenso em todos os estados sulistas entre segunda e terça-feira (17 e 18/08). Em Santa Catarina, ainda há risco de temporais e queda de granizo.

A partir de quarta-feira (19), porém, a frente fria se intensifica e, acompanhada por uma massa de ar polar, deve causar queda ainda mais acentuada das temperaturas. Assim, até a sexta-feira (21), neve e chuva congelada podem atingir algumas regiões do Sul, principalmente nas serras gaúcha e catarinense.

A queda das temperaturas também deve afetar o Sudeste. No entanto, as chuvas devem ser mais intensas no estado de São Paulo – a previsão é de temporais e clima frio neste início de semana (dias 17 e 18/08), principalmente no leste e sul paulistas. Após uma trégua na quarta-feira (19), as precipitações devem retornar ao estado no dia seguinte, devido à passagem de uma nova frente fria.

Fonte: hfbrasil.org.br, Defesa Civil de SC, Climatempo e Somar Meteorologia

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
chuvas em SP
chuvas no Sul
clima
frio no Sul do País em agosto
neve no Sul
tornados em SC