×
Cenoura
Junho 13, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Alta dos insumos impulsiona os custos em 2019
Mas, rentabilidade é positiva!

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Alta dos insumos impulsiona os custos em 2019 Ver fotos

Piracicaba, 13 – No Especial Hortaliças 2019, a revista Hortifruti Brasil apresenta os custos de produção atualizados das últimas duas safras das culturas de tomate (Mogi Guaçu/SP, Caçador/SC e Goiânia/GO), cenoura (São Gotardo/ MG) e cebola (Lebon Régis/SC). De forma geral, os indicadores de custo de produção entre 2018 e 2019 voltaram a registrar altas, após pouca variação em 2017. Os gastos com fertilizantes foram os protagonistas, seguidos pelos defensivos.

A valorização do dólar foi o principal fator que impulsionou os gastos com os insumos, já que o valor pago pelo produto tem uma correlação direta com o câmbio. Para os fertilizantes, houve, ainda, aumento do custo, por conta do maior valor do frete após a greve dos caminhoneiros em maio de 2018, além da maior demanda por esse insumo.

De forma geral, o cenário é muito compatível a todas as culturas avaliadas neste Especial Hortaliças. Os dados de 2019 ainda não são finais, visto que as safras estão em curso, mas é possível ter uma ideia de como está a evolução dos custos neste ano.

Mas, mesmo com a alta, a perspectiva de bons preços para 2019 deve garantir uma renda positiva aos produtores de tomate de mesa, cebola e cenoura. O motivo é a diminuição nas áreas desses produtos nesta temporada, devido à baixa rentabilidade nas safras anteriores. Além disso, de forma geral, o clima em 2019 não tem sido favorável à produtividade, o que tem limitado a oferta e sustentado os preços.

Dentre os segmentos avaliados nesta edição, o tomate industrial é o único em que a previsão não é positiva. Entenda o motivo, acessando o conteúdo completo, aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
área
Cepea
custo de produção de cebola
custo de produção de cenoura
custo de produção de tomate
custos de produção
especial hortaliças
Hortifruti Brasil
rentabilidade