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Setembro 13, 2022
HORTIFRUTI/CEPEA: Agricultura digital já é realidade no setor de HF
Quem a utiliza tem vantagem competitiva

Por Hortifruti Brasil
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Piracicaba, 13 – O agronegócio está em constante evolução no Brasil e no mundo. Nos últimos anos, a intensificação da tecnologia da informação tem garantido melhorias na produção e práticas mais precisas, o que, por sua vez, resulta em diminuição de custo em maior produtividade e em processos sustentáveis. Na edição de setembro, a equipe da revista Hortifruti Brasil mostra que agricultura digital já é realidade – e quem a utiliza tem vantagem competitiva. A equipe também avalia os desafios e as oportunidades dessas tecnologias para o setor hortifrutícola.

 

Agricultura Digital pode auxiliar no operacional, na gestão e também na sustentabilidade

 

A Agricultura Digital pode auxiliar na eficiência operacional na propriedade, na gestão e em outros fatores, como a sustentabilidade. No primeiro ponto, um exemplo é o uso de drones em substituição à pulverização tradicional ou por aeronaves. Isso já vem sendo usado no Vale do Ribeira (SP), região em que o uso da pulverização aérea é limitado. Inclusive, tecnologias para aplicação de defensivos são as que mais têm evoluído – estão à disposição do produtor equipamentos e sensores no trator para que se possa medir o fluxo da calda, regular a velocidade da máquina e a pressão do pulverizador.

A gestão da propriedade também pode avançar mais por meio da Agricultura Digital, à medida que algumas ferramentas podem facilitar a coleta e análise de dados. Produtores têm à disposição softwares para obtenção de informações e planejamento das atividades, compra e vendas de insumos, de produtos e da produção, previsão climática estimativas de produção e/ou produtividade e detecção e/ou controle de pragas e plantas daninhas.

Também verificam-se avanços visando a sustentabilidade, como a oferta de agrobiológicos para o controle fitossanitário da propriedade (biopesticida, bioherbicida, bioinseticida e bionutrientes) – muitos destes produtos já estão à disposição do setor e outras opções estão em testes.

No setor de hortifrúti, uma inovação bastante conhecida e já difundida é o comércio eletrônico, mas a agricultura urbana, hortas verticais, mercado de créditos de carbono, fazendas produtoras de energia limpa, financiamento coletivo, entre outros, são novas opções já à disposição da cadeia.

Ainda que a Agricultura Digital possa promover diversas facilidades, agentes do setor de HF como um todo precisam mobilizar os setores acadêmico, de serviços, de produção/comércio e consultores a dedicarem mais esforços para que essa nova era avance mais rápido na cadeia.

Leia mais sobre o tema na edição de setembro da Revista Hortifruti Brasil.

Fonte: hfbrasil.org.br

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