×
Setembro 24, 2018
HORTIFRUTI/CEPEA: Ações coletivas em HF
De que forma o setor se organiza?

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Ações coletivas em HF Ver fotos

Piracicaba, 24 – A revista Hortifruti Brasil abordou o tema de ações coletivas em 2003, buscando entender como o setor hortifrutícola estava organizado após 10 anos do fechamento da Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC). A diferença entre o século passado em termos de organização e o início deste é que o modelo passou a ser descentralizado e, portanto, regionalizado e focado nos interesses dos produtores e exportadores locais.

Para a edição de setembro de 2018, a Hortifruti Brasil realizou uma pesquisa com 214 produtores/leitores das principais frutas e hortaliças (alface, banana, batata, cebola, cenoura, citros, maçã, mamão, manga, melancia, melão, tomate e uva) para saber se estes agentes estão ou não organizados. Dentre os entrevistados, 61% declararam fazer parte de alguma ação coletiva – sendo a maior parte desse grupo (59%) pertencente a associações, demonstrando a força desta ação coletiva entre hortifruticultores. Além delas, cooperativas, sindicatos e pools também foram observados, fortalecendo o setor hortifrúti.

Para saber quais as principais mudanças ocorridas de 2003 para cá, confira o conteúdo completo da edição de setembro da Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
ações coletivas
associações de produtores
Cepea
cooperativas
HF Brasil
Hortifruti Brasil
organização de produtores
pools
sindicatos