×
Abril 26, 2021
HORTIFRUTI/CEPEA: 1 ano de pandemia no Brasil X mercado de HF
Balanço de 12 meses e perspectivas 2021/22 para o setor de hortifrúti

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: 1 ano de pandemia no Brasil X mercado de HF Ver fotos

Piracicaba, 26 – Há pouco mais de um ano, o primeiro caso de covid-19 era confirmado no Brasil. De lá para cá, muita coisa mudou e, atualmente, o País enfrenta grandes desafios, como alta taxa de desemprego e queda no poder de compra da população. No setor de frutas e hortaliças, especificamente, a equipe da revista Hortifruti Brasil acompanhou, ao longo deste último ano, todos os impactos da covid-19 sobre a cadeia, as oportunidades e também as estratégias de negócio para manter ativas as vendas desses alimentos.

Do lado produtivo, muitos agricultores e comerciantes precisaram se adaptar às novas formas de negociação – ou até mesmo criá-las – e reorganizar as atividades em diferentes etapas, no intuito de atender às normas sanitárias vigentes. Varejos locais e de menor porte entraram em evidência, já que a população passou a dar mais importância a locais que trazem sensação de mais segurança, devido ao menor fluxo de pessoas.

Do lado da demanda, a equipe da Hortifruti Brasil constatou que o hábito e o comportamento da população mudaram bastante nos últimos 12 meses. A preocupação com a saúde levou as pessoas a aumentarem o consumo de HFs que elevam a imunidade.

Com medidas de distanciamento social, muitos passaram a preparar mais alimentos dentro do lar e também a adquiri-los por meio de novos canais de compras, principalmente on-line. Por outro lado, restrições à mobilidade das pessoas para conter o avanço da pandemia limitaram a demanda por HFs por parte de importantes canais de escoamento, como food service, escolas, hotéis e vendas diretas (feiras de produtores). Assim, as cadeias de comercialização com maior número de intermediários entre o produtor e o varejo acabaram sendo prejudicadas pelas restrições.

Além disso, com o prolongamento da pandemia o apelo à saudabilidade perde força e os ultraprocessados entram na lista de compras dos brasileiros, devido à busca por alimentos prazerosos, à facilidade no armazenamento e à maior durabilidade desses produtos. Agora, após um ano convivendo com a pandemia, a edição de abril da Hortifruti Brasil traz um balanço de como o setor atravessou esse período, as perspectivas de investimentos para os HFs e um provável cenário após a pandemia. Confira o conteúdo completo, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
balanço da pandemia no setor de HF
cadeia de comercialização de HF
Cepea
consumo do brasileiro
Hortifruti Brasil
impactos da pandemia no setor de HF
mercado de frutas e hortaliças e pandemia
pandemia no Brasil