×
Melancia
Janeiro 10, 2023
FRUTAS/CEPEA: Exportações de 2022 se confirmam menores que o recorde de 2021
Clima foi um dos principais responsáveis para este cenário

Por Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
FRUTAS/CEPEA: Exportações de 2022 se confirmam menores que o recorde de 2021 Ver fotos

Piracicaba, 10 – As exportações brasileiras de frutas vinham registrando desempenho crescente nos últimos cinco anos, batendo recorde em receita e em volume em 2021 – inclusive, atingindo a meta tão almejada de superar os US$ 1 bilhão em arrecadação.

Em 2022, como adiantado na edição de novembro da Revista Hortifruti Brasil, não foi possível renovar o desempenho recorde do ano anterior, ficando, inclusive, inferior ao resultado em volume obtido em 2020.

Segundo dados da Secex, o Brasil exportou em 2022 quase 980,4 mil toneladas de frutas, queda de 17% frente ao ano anterior. Em receita, foram arrecadados US$ 955,5 milhões, retração de 15% na mesma comparação.

No geral, para a maioria das frutas, houve reflexos do clima no desempenho: para as cultivadas no Nordeste, Norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, o principal fator foi o excesso de chuvas (principalmente no primeiro semestre), enquanto nas do Sul, foi a seca que refletiu na produção.

Além do clima, dificuldades no fechamento de contratos da safra 2022/23 para melão e melancia, questões logísticas (falta de navios e contêineres) e dificuldade no repasse dos maiores custos de produção no valor de venda também impactaram nos resultados.

Veja, abaixo, um resumo do desempenho de 2022 para as frutas acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea:

Fonte: Secex

A única exceção que registrou aumento em receita e em volume foram os limões e as limas, frutas que tiveram alta produção no estado de São Paulo no primeiro semestre, renovando o desempenho recorde do ano anterior.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
2022
brasil
clima
contratos
custo de produção
exportação
exportação de frutas
frutas
logística
preço