×
Março 29, 2023
ESPAÇO HF: Tendências de consumo de frutas e hortaliças e o papel da IFPA, por Valeska Oliveira Ciré
Conveniência, praticidade e segurança do alimento são pautas importantes

Por Valeska Oliveira Ciré
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ESPAÇO HF: Tendências de consumo de frutas e hortaliças e o papel da IFPA, por Valeska Oliveira Ciré Ver fotos

Piracicaba, 29 – Foi visível que a pandemia trouxe algumas mudanças no perfil de consumo do brasileiro e também do consumidor mundial. Muitas tendências para frutas e hortaliças se fortaleceram na pandemia, e agora seguem como importantes drivers para o setor, como a conveniência, a praticidade, a segurança e origem do alimento. Cada vez mais o consumidor quer saber da história daquele produto: de onde vem, quem foi o produtor... Apesar de, para o consumidor nem sempre estar claro, isso está diretamente relacionado à rastreabilidade.

O consumidor também busca novos produtos, sabores e experiências, além de ter acesso aos produtos o tempo todo. Para o setor de frutas e hortaliças, é um desafio, visto que existe a sazonalidade, e nem sempre isso está claro para o consumidor. Vendo esta demanda, percebemos que INFORMAÇÃO é a palavra de ordem: o consumidor precisa saber mais sobre o que consome, para que seja mais fácil decidir o que comprar, quando comprar e de quem comprar.

Olhando do lado das empresas, uma importante necessidade, que é também uma demanda dos consumidores (não só no Brasil, mas no mundo) é a sustentabilidade. O mundo precisa trabalhar ESG (Environmental, Social and Governance, na sigla em inglês, ou Ambiental, Social e Governança, em português), inclusive nas empresas do setor de frutas, hortaliças e flores, independentemente de seu tamanho. Em breve, para manter seu produto no mercado, essas preocupações ambientais, sociais e de governança serão indispensáveis. Alguns pontos que já vem sendo bem discutidos são relacionados à embalagem, com o uso de menos plástico.

SOBRE A IFPA – A International Fresh Produce Association (IFPA) é a maior e mais diversificada associação internacional, que atende toda a cadeia de suprimentos de produtos frescos e florais. Seus líderes acreditam que os membros desta indústria precisam de uma associação que fale com uma voz mais unificada, demonstrando sua relevância para o mundo, defendendo os interesses dos membros e desencadeando uma nova compreensão dos produtos frescos.

Uma das ações da IFPA tem sido na busca por aumentar o consumo destes produtos. Contudo, para isso, é preciso ter uma cadeia organizada! Não se aumenta o consumo sem informação, sem educação, seja do produtor, do varejo ou do consumidor. Um dos exemplos de ações é a campanha de sazonalidade, onde divulgamos os produtos que estão em safra como forma de treinar o varejo, mas também informar ao consumidor. Assim, materiais digitais são disponibilizados para facilitar a vida da equipe de marketing dos varejos.

Em resumo, o papel da IFPA é ser um facilitador neste processo de promoção do setor e do consumo, envolvendo todos os principais elos da cadeia com o objetivo de melhorar o dia a dia das empresas participantes.

Valeska Oliveira Ciré é representante da IFPA (International Fresh Produce Association) no Brasil

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
consumo
conveniência
flores
frutas
hortaliças
IFPA
International Fresh Produce Association
praticidade
segurança do alimento
Valeska Oliveira Ciré
varejo