×
Banana
Julho 27, 2022
ESPAÇO HF: Desafios da bananicultura no Brasil
A agenda para os próximos anos inclui sustentabilidade, qualificação da mão de obra e sucessão familiar

Por Jeferson Magário
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ESPAÇO HF: Desafios da bananicultura no Brasil Ver fotos

Piracicaba, 27 – Cada vez mais tem ficado evidente que os produtores rurais, no geral, têm desafios muito mais comuns do que individuais. No caso da bananicultura, não é diferente. Ainda que a cultura seja forte em muitos estados do Brasil, todos trabalham no mesmo mercado, que é o interno, e possuem dificuldades semelhantes. Neste sentido, tem se mostrado cada dia mais importante a organização do produtor de forma coletiva.

O produtor, estando organizado, consegue trocar experiências e ganhar representatividade. E isso acontece não apenas relacionado a questões dentro da porteira, mas principalmente fora dela. Unidos, é possível o acesso a mais tecnologias, além de conhecer melhor o mercado.

Uma questão importante e que deve ser trabalhada pelo setor é a contribuição para a pesquisa, a exemplo do que já acontece com os citros, onde o Fundecitrus é mantido por citricultores e indústrias de suco do estado de São Paulo e dedica-se integralmente a estudar a citricultura. Com maiores pesquisas na área da banana, os produtores terão mais acesso à informação, e poderão até mesmo minimizar o uso de produtos, produzindo de forma mais eficiente e sustentável.

Pensando dentro da porteira, dois outros pontos podem também ser destacados. O primeiro é a sucessão familiar. Infelizmente, as novas gerações não se interessam mais no trabalho do campo, e produtores precisam convencer seus herdeiros a continuar na atividade, a continuar produzindo alimentos para as próximas gerações. E isso acontece não apenas nas famílias que já possuem inserção na agricultura, o que nos leva ao segundo ponto, que é a qualificação da mão de obra – já que tem sido bastante difícil para as empresas do campo concorrerem com as oportunidades da cidade.

Um último ponto, e talvez um dos mais importantes, é que o setor precisa estar também atento às demandas do consumidor. Neste sentido, muito mais do que preocupar-se apenas com a produção, precisamos trabalhar qualidade em nossos produtos.

Jeferson Magário é produtor de banana e presidente da Conaban (Confederação Nacional dos Bananicultores). Envolvido em associação de classe ruralista desde 2007, Magário já foi presidente do Sindicato Rural do Vale do Ribeira e da Abavar.

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
ações coletivas
agenda
banana
bananicultura
Espaço HF
Jeferson Magario
mão de obra
sucessão familiar
sustentabilidade