×
Novembro 1, 2022
ESPAÇO HF: AgriTrace - Todos os produtores podem acessar o sistema, por Carlos Ribeiro
Com o aumento do rigor da fiscalização, saiba mais sobre o sistema AgriTrace do Instituto CNA

Por Carlos Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ESPAÇO HF: AgriTrace - Todos os produtores podem acessar o sistema, por Carlos Ribeiro Ver fotos

Piracicaba, 1º - O sistema AgriTrace foi criado pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) com o objetivo de auxiliar os elos da cadeia, principalmente o produtor, a se adequarem à INC 02/2018. Os módulos são destinados a produtores, sindicatos, associações, cooperativas, atacadistas e varejistas.

O AgriTrace Rastreabilidade Vegetal é uma plataforma de baixo custo e permite o registro digital das informações de plantio, colheita e expedição, visando a geração da identificação do produto, da origem e do destino, em papel ou etiquetas que o produtor poderá colocar nos seus produtos comercializados.

O sistema está disponível para qualquer produtor rural, cooperativa, associação ou sindicato. A infraestrutura básica é um computador para fazer o cadastro e inserir as informações necessárias para realizar a rastreabilidade. Também é necessária uma impressora para imprimir as etiquetas que serão adesivadas nas caixas dos produtos comercializados. O sistema  disponibiliza um aplicativo para celular em que o produtor pode inserir as informações sem a necessidade de conexão com a internet e, assim que houver conexão, o sistema sincroniza as informações inseridas em campo.

O sistema AgriTrace atende plenamente as exigências da INC, com o custo de R$ 20,00 mensais ou R$ 192,00 no plano anual, que dá um desconto de 20%. Além disso, o sistema possui módulos para que cooperativas, sindicatos e associações possam fornecer um sistema de rastreabilidade a um custo ainda menor para seus associados.

É importante ressaltar que, além de se adequar à IN 02, com o uso do sistema, o produtor rural começa a registrar as atividades realizadas na fazenda, organiza os processos e, com a inserção dos valores de receitas e despesas, ele consegue avaliar a melhor época de venda de seus produtos, o momento certo para a compra de insumos, entre outros benefícios que a organização da atividade traz.

O nosso caderno de campo é simples e descomplicado, e não criamos bloqueios para a inserção de defensivos. Dessa forma, o produtor pode colocar no caderno de campo todos os produtos utilizados na lavoura. O sistema não está ligado diretamente à base do Agrofit (banco de informações sobre os produtos agroquímicos e afins registrados no Ministério da Agricultura), mas nós atualizamos constantemente a lista de defensivos registrados.

A disponibilidade dos dados é on-line. Por meio de QR code ou código de rastreio da etiqueta, o comprador pode consultar os dados do produtor, bem como a origem. As informações disponíveis são apenas aquelas exigidas pela INC 02/2018, ou seja, o comprador não tem acesso direto ao caderno de campo do produtor, por exemplo. Já o consumidor, a princípio, não tem acesso aos dados rastreados. Nas Ceasas, é possível que o consumidor faça a consulta por meio das etiquetas adesivadas nas caixas de comercialização. Acredito que, no futuro, os supermercados irão disponibilizar mais informações para os consumidores terem conhecimento de onde estão vindo os produtos agrícolas que estão consumindo.

Carlos Ribeiro é coordenador administrativo do Instituto CNA e um dos responsáveis pelo AgriTrace.

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
agritrace
Carlos Ribeiro
CNA
Espaço HF
frutas e hortaliças
IN 02
rastreabilidade