×
Dezembro 30, 2022
ESPAÇO HF: A atuação da Embrapa Hortaliças, por Warley Marcos Nascimento
Cadeia produtiva de hortaliças é bastante diversa no Brasil

Por Warley Marcos Nascimento
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ESPAÇO HF: A atuação da Embrapa Hortaliças, por Warley Marcos Nascimento Ver fotos

Piracicaba, 30 – A cadeia produtiva de hortaliças é bastante dinâmica e apresenta vários desafios, mas também várias oportunidades, principalmente para nós que trabalhamos com pesquisa. O Brasil tem produção o ano inteiro nas diferentes regiões, e há diferentes níveis de tecnologia, de produtividade e de fluxo de caixa para investimento, o que é um desafio, pois precisamos desenvolver tecnologias e informações para os diferentes perfis de produtores e de sistemas de cultivo (convencional, orgânico, cultivo protegido, hidroponia, etc).

Um tema bastante importante que temos trabalhado, inclusive em políticas públicas, se refere ao incentivo ao aumento do consumo de hortaliças, que ainda é baixo no Brasil em relação a outros países – sendo acentuado pelo cenário econômico, inflação e baixo poder aquisitivo da população no cenário recente. Temos feito ações junto com diferentes órgãos para tentar melhorar essa situação, não apenas pela qualidade nutricional da população, mas também para alavancar toda a cadeia produtiva.

Um ponto que tem chamado a atenção da Embrapa Hortaliças junto com as diferentes frentes de hortaliças é o aumento expressivo dos custos de produção, principalmente no cenário recente. Para muitos, os atuais níveis estão inviáveis, e nossas pesquisas visam a diminuição destes gastos, seja disponibilizando materiais genéticos mais tolerantes (que demandem menos utilização de defensivos), com um sistema eficiente de irrigação onde se reduz o uso de água, ou pela mecanização/automatização de alguns processos produtivos.

Apesar das várias frentes, o carro-chefe da Embrapa Hortaliças é o desenvolvimento de novos cultivares. Temos trabalhado com desenvolvimento de cultivares tolerantes ou resistentes a estresses bióticos (como fungos, bactérias, vírus e nematoides) e abióticos (alta temperatura e baixa temperatura, por exemplo), materiais que tenham maior longevidade (como melão para exportação e tomate com maior vida útil). Nossos trabalhos têm ocorrido, inclusive com as empresas de sementes, para desenvolver novos materiais para as condições tropicais, materiais biofortificados ou funcionais – como tomate com maior teor de licopeno ou batata doce com maior teor de carotenoide – e também materiais especiais (coloridos, ornamentais ou com arquitetura diferenciada de plantas).

Outro tema que precisávamos avançar é a balança comercial das hortaliças, que atualmente é negativa – se considerarmos as importações de cebola, alho, batatas pré-fritas e outros produtos. E queremos que o Brasil tenha balança comercial positiva! Para isso, temos que ter tecnologia de armazenamento, cadeia de frio e outras ações que, de certa forma, atenderão em um futuro próximo o mercado internacional.

A palavra da moda é sustentabilidade, e nesta temática, temos atuado em: produção integrada, produção orgânica, fabricação ou pesquisa de bioinsumos, uso eficiente da água, controle biológico, sistema de plantio direto de hortaliças, tratamento de efluentes e reuso de água. Várias frentes visando uma produção mais sustentável, para que o produtor esteja legalizado e para que a população receba um produto sustentável e com menor risco de contaminação química ou biológica.

Além das pesquisas realizadas na Embrapa, temos uma importância muito grande no processo de capacitação de produtores, técnicos e estudantes. Praticamente todo mês temos algum tipo de capacitação feita por nossos técnicos e pesquisadores, além de uma série de cursos online também disponíveis, principalmente depois da pandemia.

É importante comentar que Embrapa está passando por uma situação difícil no que diz respeito a recursos para pesquisa, que estão cada vez menores. Temos que buscar em outras fontes, principalmente com parcerias com a iniciativa privada (associações, cooperativas e grandes empresas), realizando pesquisas mais pontuais que possam colaborar de alguma forma com a cadeia produtiva – não só parcerias para conseguir fundos, mas também para auxiliar a pesquisa e o desenvolvimento de soluções para os problemas que foram apresentados.

Warley Marcos Nascimento é Chefe-geral da Embrapa Hortaliças

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cadeia produtiva de hortaliças
consumo
desenvolvimento de cultivares
embrapa
Embrapa Hortaliças
material genético
políticas públicas
sustentabilidade
Warley Marcos Nascimento