×
Março 17, 2023
ESPAÇO DO PARCEIRO: Plantio de abóbora: agricultor adota quatro pilares de cultivo e atinge recorde de produtividade em Minas Gerais
Semeio da variedade Takayama F1, da linha Topseed Premium, se destacou em propriedade do interior mineiro

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ESPAÇO DO PARCEIRO: Plantio de abóbora: agricultor adota quatro pilares de cultivo e atinge recorde de produtividade em Minas Gerais Ver fotos

Uma das coisas que os agricultores mais buscam é a famosa “receita para o sucesso”. Trazendo a cultura de abóboras como exemplo, um produtor mineiro seguiu quatro pilares em busca de melhores resultados em sua propriedade, atingindo um recorde de produtividade dessa cucurbitácea. Os pilares são baseados em preparação do solo, adubação, escolha de produtos e genética de ponta e manejo profissional.

Apostando na produção da variedade japonesa Takayama F1, da linha Topseed Premium da Agristar do Brasil, o agricultor Matheus Moreira, da cidade de Bocaiúva (MG) “arregaçou as mangas” para provar que é possível obter ótimos resultados com o híbrido em pequenas áreas de plantio.    

Ele conseguiu elevar a produtividade da sua plantação em mais de 40%, sem renunciar ao sistema de gotejamento, alcançando 33 toneladas produzidas por hectare seguindo os seguintes passos: preparação do solo, adubação, manejo profissional e, principalmente, a escolha de produtos e genética de ponta, aliada à seleção da semente.

Como os pilares foram aplicados?

Matheus Moreira explica que o trabalho começou bem antes do plantio, na etapa de preparação do solo, fortalecendo o PH da área, o que proporcionou bons índices de fertilidade. Já a adubação teve uma inspiração na produção de uma variedade de melancia e foi ajustada, seguindo a curva de nutrição da abóbora Takayama.

No terceiro passo, a escolha de produtos e genética de ponta conduziram o trabalho na lavoura. O Especialista em Cucurbitáceas da Agristar, Rafael Zamboni, ressaltou a importância desta etapa na produção de Matheus Moreira. “O manejo, juntamente com a genética da abóbora Takayama, proporcionou excelente produtividade e uniformidade de fruto. Uma boa genética, aliada a um bom manejo, traz ao produtor bons frutos”.

Com o manejo profissional fechando “os quatros passos para o recorde”, o produtor considera que a receita nesta etapa foi alinhar dois fatores: domínio técnico e aplicação prática desse conhecimento em campo. “Nessa lavoura, utilizamos todo o nosso conhecimento adquirido ao longo desses anos. Isso nos possibilitou atingir o manejo realmente profissional”.

Nesse sentido, os agricultores e consumidores de todo o Brasil podem usufruir desses resultados da abóbora Takayama, considerando sua adaptabilidade para plantio em todas as regiões e a resistência ao transporte por longas distâncias. Dessa forma, o tempo de prateleira nos estabelecimentos é maior, possibilitando um melhor retorno para os produtores do País.

Material enviado por empresa parceira da revista Hortifruti Brasil. Destaca-se que o Cepea não se responsabiliza pelas informações e opiniões expostas neste material publicado no site.

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
abóbora takayama
agristar
Cepea
Espaço do Parceiro
HF Brasil
release