×
Fevereiro 16, 2023
ESPAÇO DO PARCEIRO: Doenças podem causar perdas de até 100% sem o manejo correto
Poderoso no controle da requeima e míldio da videira, Zampro® auxilia na proteção da cultura e melhora os indicadores de produtividade e rentabilidade dos produtores de HF

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ESPAÇO DO PARCEIRO: Doenças podem causar perdas de até 100% sem o manejo correto Ver fotos

Um dos maiores temores dos horticultores e fruticultores é o desenvolvimento de doenças como a requeima em culturas como a batata e o tomate, além do míldio na videira, que possuem potencial de redução de até 100% da produção em condições severas. São doenças altamente devastadoras, que podem causar prejuízos anuais superiores a US$ 7 bilhões em todo o mundo.

Os prejuízos expressivos nessas culturas reforçam a atenção ao manejo. "Nas baixas temperaturas e alta umidade, encontradas em algumas regiões, e frequentes períodos de nebulosidade em épocas chuvosas e de muito orvalho, pode ocorrer perda total da produção em poucas semana se as medidas de controle não forem adotadas na hora e intensidade corretas", explica Rodrigo Pifano, gerente de cultivos HF da BASF.

"Nas últimas safras, o controle da requeima tem apresentado aumentos significativos nos custos de produção. Essas doenças ocorrem em todas as regiões do Brasil e afetam todas as partes da planta, como folhas, hastes, tubérculos e frutos. O agravamento dessas doenças está atrelado ao plantio massivo de cultivares suscetíveis, às condições climáticas favoráveis para o avanço, além de questões de manejo, como a presença de inóculo. Essas características fazem aumentar entre 15% a 20% o investimento de produção da cultura, além de demandarem a utilização de fungicidas com modos diferenciados de ação e um número maior de pulverizações", afirma Pifano.

Conheça Zampro®

Para evitar perdar severas nas lavouras, a BASF lançou o fungicida Zampro®, uma ferramenta de controle e manejo de doenças como a requeima e míldio. O produto pode ser usado em diversas culturas, com destaque para a aplicação em cultivos de tomate, uva e batata. O fungicida proporciona potente ação preventiva em todas as fases dos fungos, maior praticidade e flexibilidade de uso em todo o ciclo do cultivo, além de maior eficácia no manejo de controle da doença, protegendo a cultura e melhorando os indicadores de produtividade e rentabilidade dos horticultores no país.

Zampro® também é indicado para plantações de alho, abóbora, abobrinha, melão, pepino, melancia, chuchu, plantas ornamentais e cebola.  “O produto já é destaque entre os técnicos e agricultores e é fundamental para que haja sucesso no controle da requeima e míldio em todas essas culturas", conta o gerente da BASF.  

Veja as principais características do Zampro®:

  • Ação de controle em todas as fases dos fungos.
  • Resistência às chuvas.
  • Alta flexibilidade de aplicação em todo o ciclo do cultivo
  • Praticidade de uso
  • Excelente seletividade às culturas
  • Sustentabilidade socioambiental
  • Maior prosperidade para o agricultor

Para saber mais sobre o Zampro® e outras soluções da BASF, clique aqui.

 

Material enviado por empresa parceira da revista Hortifruti Brasil. Destaca-se que o Cepea não se responsabiliza pelas informações e opiniões expostas neste material publicado no site.

Tags
Comentários