×
Março 21, 2019
Entrevista: Valeska de Oliveira
HF Brasil entrevista a representante da PMA sobre as principais tendências de consumo

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
Entrevista: Valeska de Oliveira Ver fotos

Piracicaba, 21 – "Satisfazer as necessidades dos consumidores e com produtos de qualidade é um esforço de todo o segmento". Esta é a percepção da representante da PMA (Produce Marketing Association) Valeska de Oliveira, entrevistada pela HF Brasil sobre as principais tendências de consumo e os possíveis impactos ao setor de frutas e hortaliças nos próximos anos, tema da edição de março da Hortifruti Brasil.

Hortifruti Brasil: Recentemente, foram publicados relatórios de consumo e de tendências de alimentos, indicando diversas mudanças no comportamento dos consumidores. Como a PMA enxerga essas transformações, principalmente se tratando do setor de frutas? Adequações já têm sido realizadas para atender a essa demanda?
Valeska de Oliveira: A PMA vem estudando o perfil do novo consumidor já há algum tempo. Essa mudança não é específica de um país, mas global. O consumidor atual é muito mais questionador. Com um smartphone em mãos, ele consulta, compra, comenta e compartilha. Quer saber o que está consumindo, a origem, a história daquele produto. Não há dúvidas que o mercado de hortifrúti mudou e quem resistir (do produtor ao varejo) ficará para trás. As soluções tecnológicas antes e depois da porteira permitem gerar indicadores de qualidade e de gestão. E, à medida que o mercado entende e põe em prática essas soluções, gera-se uma roda criativa de negócios mais sustentáveis. Um exemplo de forma simples e de baixo impacto financeiro para organizar e comunicar a cadeia de forma integrada é a adoção do rastreamento, que deve ser entendido como um meio e não como um objetivo final de toda a operação. A execução estruturada dos controles para o rastreamento permite ao fornecedor dar visibilidade do seu processo e do seu produto a quem for de interesse e, caso este cliente/elo colabore na continuidade do registro das informações, a visibilidade é estendida às demais etapas da cadeia produtiva. Não existe rastreamento sem gestão. E não tem gestão sem controle.

HF Brasil: É evidente o grande avanço da tecnologia na comercialização de alimentos. Como vocês veem esse cenário para o setor de frutas? Vocês acham que essa tendência se limita a poucas gerações, como as mais jovens? 
Valeska:
É claro que as gerações mais jovens já nasceram em um mundo conectado, mas não há restrições de idade. Há oportunidades para o setor de hortifrúti em todas as faixas etárias. O comércio eletrônico no Brasil continuará a crescer em uma velocidade acelerada nos próximos anos. Com o crescimento global da população, especialmente em áreas urbanas, e variáveis climáticas desafiando séculos de sabedoria agrícola, o cenário de produtos frescos e flores está mudando. Nesse sentido, a pressão para se produzir mais alimentos com menos recursos impulsionará o uso de novas tecnologias. A satisfação dessa demanda também exigirá inovação na criação e processos de produto. Além disso, reduzir o desperdício e aumentar a eficiência são focos em toda a cadeia. Sensores sofisticados, melhor coleta de dados, robótica emergente e estudos avançados de comportamento do consumidor estão direcionando uma indústria de produtos frescos mais inteligente. Por fim, o consumidor espera transparência em toda a cadeia de suprimentos.

HF Brasil: Quais as ações que poderiam ser tomadas pelos produtores e/ou exportadores para uma melhor inserção no mercado interno e/ou externo?
Valeska:
No Brasil, o setor de FLV (frutas, legumes e verduras) caminha adquirindo conhecimento, experiência e procurando adequar-se para atender aos mercados nacional e internacional. A PMA está conduzindo um estudo sobre o perfil do consumidor brasileiro, que visa apontar as ocasiões com maior potencial para o consumo de frutas, legumes e verduras. Entender esse cenário no Brasil, suas oportunidades e sugestões de como aumentar o consumo são fatores que compartilharemos em breve, para que nossos associados – da produção ao varejo – tenham cada vez mais informação para inovar em seus negócios. 

 

*Valeska de Oliveira tem mais de 15 anos de atuação no Agronegócio nas áreas de Gestão Administrativa e Marketing. Atualmente, é representante da PMA (Produce Marketing Association), uma associação global que promove o desenvolvimento do setor com o objetivo de aumentar o consumo de frutas e vegetais.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
consumo de hortifrútis
entrevista
entrevista com Valeska de Oliveira
Hortifruti Brasil
maior consumo de FLV
perfil do consumidor
perspectivas
PMA
tendências de consumo