×
Citros
Fevereiro 10, 2020
CITROS/CEPEA: Safra 2019/20 se aproxima do fim; colheita da pera já soma 97%
Como deve ser o preço nos próximos meses?

Por Isabela Camargo, Caroline Ribeiro e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CITROS/CEPEA: Safra 2019/20 se aproxima do fim; colheita da pera já soma 97% Ver fotos

Piracicaba, 11 – A colheita das laranjas da safra 2019/20 já está se encerrando no cinturão citrícola (São Paulo e Triângulo Mineiro). De acordo com o Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), a variedade pera rio já soma 97% do volume colhido, enquanto as tardias (valência e folha murcha), 95%. Já a natal aproxima-se de 93%.

Na soma de todas as variedades, as atividades da safra estavam em 96% até o último dia de janeiro/20. Sendo assim, com a oferta mais restrita, em conjunto com a demanda aquecida, os preços devem continuar em bons patamares no mercado de mesa, ao menos até o começo da colheita das precoces de 2020/21, previsto para meados de março.

Os dados, divulgados nesta terça-feira (11), compõem a terceira reestimativa da PES (Pesquisa de Estimativa de Safra), referente à atual temporada (2019/20). Conforme o relatório, a produção deve totalizar 384,87 milhões de caixas de 40,8 kg de laranja – volume 0,11% inferior à estimativa anterior, de dezembro/19, e 1,03% inferior à primeira estimativa da safra, divulgada em maio de 2019.

Segundo o relatório, a redução do volume de chuvas (contabilizado até o final de janeiro) comprometeu o crescimento das laranjas (principalmente das variedades hamlin, westin, rubi, folha murcha e natal), as quais apresentaram calibres menores que o projetado anteriormente. De maneira geral, os frutos atingiram tamanhos diferentes entre as regiões produtoras do cinturão citrícola (São Paulo e Triângulo Mineiro), devido à irregularidade das chuvas entre elas.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
citricultura
citros
clima
estimativa de safra
fundecitrus
oferta de laranja em SP
preços de laranja
safra 2019/20 de citros