10/12/2018

CITROS/CEPEA: Safra 2018/19 deve cair 30,8%

Nova reestimativa foi divulgada hoje (10), pelo Fundecitrus

Por Caroline Ribeiro e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
CITROS/CEPEA: Safra 2018/19 deve cair 30,8%Ver fotos

Piracicaba, 10 – A nova reestimativa da safra 2018/19 de laranja do cinturão citrícola (São Paulo e Triângulo Mineiro) apontou que a produção deve recuar 30,8% em relação à da temporada passada (2017/18). Os dados atualizados da PES (Pesquisa de Estimativa de Safra) foram divulgados nesta segunda-feira (10), pelo Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), e indicam que a atual temporada deve totalizar apenas 275,7 milhões de caixas de 40,8 kg de laranja – volume 0,9% superior ao do segundo relatório, de setembro.

Segundo o Fundo, o ajuste positivo se deu pelo melhor regime de chuvas de agosto a novembro, o qual ficou na média ou acima do esperado nas regiões citrícolas paulistas. Neste cenário, as variedades pera e tardias recuperaram o crescimento.

Por outro lado, a seca do primeiro semestre deste ano interferiu negativamente no vigor das plantas e deixou os frutos mais suscetíveis à queda e aos efeitos de pragas e doenças. Assim, a taxa de queda acumulada, até novembro, já está superior às expectativas do Fundo para o período. A terceira reestimativa da safra será divulgada em fevereiro/19.

Fonte: hfbrasil.org.br e Fundecitrus

Tags: Cepea, citricultura, citros, clima, estimativa de safra de laranja, fundecitrus, HF Brasil, safra 2018/19 de laranja, São Paulo, triângulo mineiro

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui