×
Citros
Abril 23, 2018
CITROS/CEPEA: Processadoras de suco de laranja avaliam expansão para o MS
Atualmente, setor se concentra em SP, MG e PR

Por Caroline Ribeiro e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CITROS/CEPEA: Processadoras de suco de laranja avaliam expansão para o MS Ver fotos

Piracicaba, 23 – O setor industrial de suco de laranja brasileiro estuda ampliar sua área de atuação para o Mato Grosso do Sul. Segundo noticiado pela mídia, as processadoras pretenderiam iniciar o plantio da fruta no local e, futuramente, implantar fábricas. Contudo, caso a mudança realmente se concretize, seria um processo de longo prazo.

Um dos motivos que poderia justificar a expansão são as dúvidas quanto aos efeitos do greening sobre o potencial produtivo no estado de São Paulo. Isso porque, em algumas regiões (principalmente central e leste/sul), a doença tem sido um dos principais motivos para os investimentos limitados na citricultura, já que a dificuldade no controle desestimula a manutenção da atividade. Em todas as regiões, vale destacar, a doença tem aumentado significativamente os custos de implantação e produção.

Atualmente, o setor industrial citrícola se concentra basicamente no estado de São Paulo, mas também possui atuação no norte do Paraná, Triângulo Mineiro e Sul de Minas Gerais – por questões agronômicas, comerciais e/ou logísticas. Desta forma, a expansão das atividades para o Mato Grosso do Sul poderia ampliar o mercado citrícola para o oeste do País.

Conforme notícias veiculadas nesta segunda-feira (23), pelo menos uma das grandes processadoras paulistas já teria avaliado áreas neste estado. Por meio do diretor executivo da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), Ibiapaba Netto, foi informado à imprensa que "o setor analisa investimentos fora de São Paulo, incluindo Mato Grosso do Sul, tanto para produção de laranja como para fábricas", mas pondera: "Isso não significa que vai ter alguma coisa".

Fonte: hfbrasil.org.br e O Estado de S. Paulo

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
citricultura
citros
expansão setor industrial
indústrias suco de laranja em Mato Grosso do Sul
processadoras avaliam expansão
produção de laranja
suco de laranja