×
Citros
Setembro 4, 2019
CITROS/CEPEA: Primeiras floradas da 2020/21 já são observadas em SP
Clima segue como principal determinante do andamento da produção

Por Caroline Ribeiro e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CITROS/CEPEA: Primeiras floradas da 2020/21 já são observadas em SP Ver fotos

Piracicaba, 04 – As precipitações pontuais registradas no estado de São Paulo no início de agosto possibilitaram a abertura das primeiras floradas nos pomares de laranjas. Essas flores darão origem às frutas da próxima temporada 2020/21.

De forma geral, as floradas são consideradas boas e regulares, principalmente em plantas novas e em pomares com sistema de irrigação – tendo em vista que as chuvas não foram bem distribuídas entre as regiões produtoras. Além disso, conforme citricultores, o desenvolvimento está mais avançado em pomares do norte e centro paulistas, onde já são observados os primeiros chumbinhos.

Assim, daqui para frente, produtores se atentam novamente ao clima, já que, para que o "pegamento" dessas flores seja favorecido, é necessário o retorno das precipitações (intercaladas com dias de sol), principalmente entre setembro e outubro. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, as chuvas que atingiram o estado de São Paulo no último domingo (1°) devem ser benéficas às floradas.

Apesar de ainda ser cedo para estimar resultados, produtores afirmam que a seca registrada entre o fim do outono e início do inverno de 2019 favoreceu o estresse hídrico das plantas. Há de se considerar, contudo, que as plantas já estão bastante estressadas, em decorrência da elevada carga de frutas prevista para 2019/20.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
citricultura
citros
clima
desenvolvimento
floradas de laranja
perspectivas
safra 2020/21
São Paulo