×
Citros
Agosto 15, 2022
CITROS/CEPEA: Preço da tahiti mais que dobra na parcial de agosto
Cenário deve-se à menor oferta atual

Por Laura Maziero, Amanda Siviero e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CITROS/CEPEA: Preço da tahiti mais que dobra na parcial de agosto Ver fotos

Piracicaba, 15 – A oferta de lima ácida tahiti diminuiu significativamente neste mês no estado de São Paulo, cenário que deve permanecer por mais alguns meses. Diante disso, os preços médios da fruta mais que dobraram entre julho e a parcial de agosto (até o dia 12). A fruta foi comercializada neste mês no mercado doméstico à média de R$ 36,62/cx de 27 kg, colhida, sendo 128% acima da registrada em julho (de R$ 16,04/cx).

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, esse contexto já era esperado, já que tipicamente se colhe um menor volume no estado de São Paulo no segundo semestre. Neste ano, contudo, as cotações demoraram um pouco mais para subir, tendo em vista que, em julho, muitas frutas de baixa qualidade ainda eram disponibilizadas no mercado paulista – inclusive, muitos produtores optaram por destinar a fruta à moagem. Além do calendário usual da cultura, a falta de chuvas nos últimos meses também reforça a menor oferta atual.

A previsão é de que a oferta continue baixa neste mês e em setembro, com este cenário podendo se estender até meados de outubro – dependendo de quando as chuvas voltarão a ser mais regulares em São Paulo. Chuvas na semana passada no estado paulista não foram suficientes para acelerar o desenvolvimento da fruta.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
chuva
citros
clima
cotação
demanda
lima ácida tahiti
limão
oferta
preço
qualidade
seca
tahiti