×
Citros
Outubro 16, 2018
CITROS/CEPEA: Perspectivas iniciais quanto à safra 2019/20 são otimistas
Clima é fator crucial para o bom desenvolvimento das plantas

Por Caroline Ribeiro e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CITROS/CEPEA: Perspectivas iniciais quanto à safra 2019/20 são otimistas Ver fotos

Piracicaba, 16 – Apesar de ainda ser cedo para estimar resultados, citricultores indicam que as floradas que darão origem às laranjas da safra 2019/20 foram volumosas, especialmente nos pomares em que a atual produção (2018/19) foi mais prejudicada – devido à menor carga de frutas. A partir de agora, o bom desenvolvimento dependerá da fixação das flores e também do clima.

De modo geral, as chuvas registradas no estado de São Paulo em setembro favoreceram o "pegamento" das floradas, uma vez que as umidades do solo e do ar e a temperatura mais estável são fatores essenciais para a produção. As primeiras aberturas de flores, vale lembrar, foram verificadas na segunda quinzena de agosto – e, desde então, produtores aguardavam o retorno das chuvas, temendo que o cenário observado em 2017 se repetisse (quando, neste período, o clima comprometeu o desenvolvimento da safra 2018/19).

Já para este mês, a previsão de Climatempo é de aumento da umidade e do calor em toda a região Sudeste, com chuvas mal distribuídas e concentradas em poucos dias do mês. O clima úmido neste período pós-florada, no entanto, preocupa citricultores quanto aos riscos de podridão floral ("estrelinha"), doença fúngica que afeta as flores e que pode impactar na produção da safra. Nesse sentido, produtores têm redobrado os cuidados no campo, realizando medidas para fortalecimento da planta e pulverizações constantes, para evitar que a temporada 2019/20 seja prejudicada.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
citricultura
citros
clima
floradas de laranja em São Paulo
HF Brasil
pegamento
perspectivas 2019