×
Citros
Dezembro 10, 2020
CITROS/CEPEA: Impactos do clima sobre a produção de laranja são confirmados
Safra deve ser de apenas 269,36 milhões de caixas

Por Isabela Camargo e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CITROS/CEPEA: Impactos do clima sobre a produção de laranja são confirmados Ver fotos

Piracicaba, 10 – Após a seca severa que atingiu o Sudeste brasileiro neste segundo semestre de 2020, era consenso entre agentes do setor citrícola consultados pelo Hortifruti/Cepea de que haveria redução ainda mais acentuada na produtividade da safra 2020/21. E, dados divulgados pelo Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), nesta quinta-feira (10), confirmam estes impactos.

Segundo o Fundo, a produção da atual temporada de laranja no cinturão citrícola (São Paulo e Triângulo Mineiro) deve recuar 30% frente à de 2019/20 e 6% em relação à estimativa anterior (de setembro), totalizando apenas 269,36 milhões de caixas de 40,8 kg. Esta seria a quebra de safra mais intensa da série histórica, iniciada em 1988/89.

Como esperado, a redução ocorre principalmente nas variedades pera (de 7% frente à estimativa de setembro e de 33% em relação à safra anterior), valência e folha murcha (respectivas quedas de 10% e de 25%), visto que são as frutas que estavam em fase de enchimento e colheita no período mais crítico da seca. A diminuição total só não foi mais acentuada porque as precoces já estavam com a colheita praticamente finalizada e parte das outras variedades está implantada em áreas com irrigação ou em fazendas da região sudoeste paulista, onde os impactos da seca foram menos severos.

Fonte: hfbrasil.org.br e Fundecitrus

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
citricultura
citros
estimativa de safra de laranja
estimativa Fundecitrus
HF Brasil
oferta de laranja em SP
oferta de laranja no cinturão citrícola
safra 2020/21 de laranja