20/06/2018

CITROS/CEPEA: Exportações de suco de laranja sobem pelo 11º mês consecutivo

Demanda internacional segue aquecida

Por Caroline Ribeiro e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
CITROS/CEPEA: Exportações de suco de laranja sobem pelo 11º mês consecutivoVer fotos

Piracicaba, 20 – Os embarques de suco de laranja em equivalente concentrado permanecem elevados na parcial desta temporada (de julho/17 a maio/18) – sendo que, em maio, atingiram o 11° mês consecutivo de aumento. No período, os envios totais do suco para todos os destinos registraram aumento de 28% em relação à parcial de 2016/17, somando 1,1 milhão de toneladas, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior).

Esse cenário, que já era esperado por agentes, foi impulsionado pela maior produção do cinturão citrícola brasileiro (São Paulo e Triângulo Mineiro) nesta safra e pelo aumento da demanda internacional, principalmente por parte dos Estados Unidos. A este país, os envios parciais já registram alta de 85% em comparação com o mesmo período do ano passado, devido principalmente à menor produção na Flórida, de apenas 44,9 milhões de caixas. Segundo relatório de junho do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o recuo deve ser de 35% em relação à temporada passada.

Assim, a tendência é de que a demanda por suco de laranja do Brasil se mantenha firme na temporada de exportações de 2018/19, que se inicia em julho/18. Isso porque não há indicativos de que a produção norte-americana possa se recuperar dos efeitos do greening no curto prazo.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

Tags: embarques de suco, exportação, mercado internacional, safra da Flórida, secex, suco de laranja

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui