×
Citros
Maio 26, 2022
CITROS/CEPEA: Estimativa do Fundecitrus indica colheita de 316,95 milhões de caixas em SP e no Triângulo Mineiro
Recuperação da produção é limitada, e não deve haver excedentes

Por Laura Maziero, Amanda Siviero e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CITROS/CEPEA: Estimativa do Fundecitrus indica colheita de 316,95 milhões de caixas em SP e no Triângulo Mineiro Ver fotos

Piracicaba, 26 – A estimativa da safra de laranja 2022/23 do cinturão citrícola (estado de São Paulo e Triângulo Mineiro), divulgada nesta manhã pelo Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) indica que a colheita deve totalizar 316,95 milhões de caixas de 40,8 kg, aumento de 20,5% em comparação com a temporada anterior.

Contudo, apesar do desempenho positivo frente a 2021/22, a maior produção não deve ser suficiente para gerar excedentes. A maior colheita é resultado do clima mais favorável durante o desenvolvimento das laranjas, com chuvas mais regulares – as duas últimas safras registraram longos períodos de estiagem.

Mesmo com a recuperação da produção, os níveis de produtividade ainda poderão ser insuficientes para trazer boa rentabilidade aos citricultores. Isso porque os custos de produção devem subir de forma expressiva nesta safra (principalmente fertilizantes e diesel), e os preços pagos pelas processadoras de suco não subiram nos mesmos níveis.

ÁREA PLANTADA – A área plantada no cinturão citrícola ficou praticamente estável em 2022. Segundo o Fundecitrus, há 387.073 hectares de laranja, sendo 344.389 hectares em produção e  42.684 hectares em formação.

Fonte: hfbrasil.org.br e Fundecitrus

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
área plantada
clima
custo de produção
demanda
fundecitrus
indústria
laranja
oferta
produtividade
rentabilidade
São Paulo
triângulo mineiro