×
Cenoura
Março 11, 2022
CENOURA/CEPEA: Só dá ela! Cenoura bate novo recorde de preços
Oferta escassa continua elevando cotações em MG

Por Luísa Purchio e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Só dá ela! Cenoura bate novo recorde de preços Ver fotos

Piracicaba, 11 - Nesta semana (07 a 11/03), a cenoura registrarou nova valorização em São Gotardo (MG). A caixa de 29 kg de “suja” foi comercializada a R$ 140,00, variação positiva de 17,90% frente à anterior. As cotações estão em patamares elevados desde janeiro, mas nesta semana atingiram o maior valor real da série histórica do Hortifruti/Cepea, desde 2008, quebrando novamente o recorde, que já tinha sido alcançado na semana passada. Esse constante aumento continua sendo justificado pela baixa oferta na região e em todo o País, frente às condições climáticas desfavoráveis.

As chuvas continuam influenciando negativamente nas plantações, causando problemas como nematoides e mela. Mesmo com qualidade inferior, as raízes são comercializadas, já que não há disponibilidade de raízes com melhores padrões. Alguns produtores estão plantando a variedade de inverno antes do tempo (normalmente é plantada em abril), na tentativa de atenuar os problemas com nematoides, com a justificativa de que as variedades de inverno são mais tolerantes.

Mesmo com os preços altos, alguns produtores devem deixar de plantar cenoura, migrando para o alho, porém a maioria pretende não apenas permanecer com a cultura da cenoura, mas aumentar as áreas de plantio, motivados pelo alto patamar de preços. Para as próximas semanas, os preços devem se sustentar ou, até mesmo, subirem mais, caso as previsões de chuva se confirmem, pois pode dificultar a colheita. 

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cotação de cenoura
preço da cenoura
produção de cenoura