×
Cenoura
Agosto 29, 2018
CENOURA/CEPEA: Safra de inverno se intensifica em MG
Para GO, PR e RS, a expectativa é de que a oferta aumente em setembro

Por Eduarda Pinheiro e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Safra de inverno se intensifica em MG Ver fotos

Piracicaba, 29 – Em São Gotardo (MG), os preços da cenoura foram animadores em agosto: na segunda semana do mês, a oferta caiu e impulsionou as cotações em 58,3%. O motivo da menor disponibilidade das raízes no mercado foi o período entressafra, pois alguns colaboradores consultados pelo Hortifruti/Cepea postergaram a colheita da safra de inverno – uma vez que ainda restavam variedades de verão 2017/18 no campo.

Outros produtores, por sua vez, optaram por realizar um intervalo na colheita, devido ao maior ciclo de desenvolvimento das cenouras no inverno (acarretado pelas baixas temperaturas). Deste modo, as raízes demoraram mais tempo para chegar ao "ponto" correto de colheita.

A caixa de 29 kg de cenoura "suja" foi comercializada por R$ 18,44, em média, até a penúltima semana do mês (20 a 24/08). Porém, a expectativa é de que, até o final desta semana (27 a 31/08), os preços recuem.

Este cenário é esperado, segundo produtores, pois o volume das raízes poderá aumentar ainda mais a partir de agora. Por outro lado, a qualidade é considerada boa, com maior incidência de cenouras do tipo "AAA" – padrão de mercado.

Nas praças de Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul, o número de produtores que já iniciaram a colheita das variedades de inverno, que normalmente ocorre no mês de agosto, é ainda menor em relação ao Cerrado Mineiro. Sendo assim, a intensificação da área colhida deve ocorrer apenas em setembro, elevando o volume nacional e, consequentemente, pressionando os valores de comercialização.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
área colhida
cenoura
Cepea
cotação de cenoura
Hortifruti Brasil
oferta de cenoura
preços
produção de cenoura