×
Cenoura
Dezembro 9, 2019
CENOURA/CEPEA: Rentabilidade é negativa em MG
Apesar de problemas nas lavouras, oferta segue firme

Por Daniel Júdice Gonçalves e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Rentabilidade é negativa em MG Ver fotos

Piracicaba, 10 – A colheita da safra de verão de cenoura se iniciou entre o final de novembro e início de dezembro, na região de São Gotardo (MG) – principal praça produtora do País. Porém, os preços ainda estão baixos: a caixa de 29 kg de cenoura "suja" vem sendo comercializada na média de R$ 8,00 há nove semanas consecutivas.

Apesar da ocorrência de chuvas intensas e constantes nos últimos dias, o cenário de elevada oferta permanece, como consequência do aumento da área colhida nesta época – uma vez que o plantio se elevou entre agosto e setembro. Desta forma, a rentabilidade da cultura tem sido bastante limitada na praça, fechando novembro com cotações 19,5% abaixo dos custos, estimados na média de R$ 9,96/cx.

Para o final deste mês e início de 2020, é esperado que a oferta se reduza. Isso porque, com mais produtores colhendo variedades de verão, a produtividade tende a diminuir, consequência de maior incidência de doenças e problemas no pós-colheita – tendo em vista o clima quente e chuvoso do verão.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cenoura
Cepea
oferta de cenoura
preço de cenoura
produção de cenoura
produtividade
rentabilidade
safra de verão de cenoura