×
Cenoura
Outubro 21, 2018
CENOURA/CEPEA: Rentabilidade deve permanecer positiva em MG
Em setembro, preço esteve 149% acima dos custos de produção

Por Eduarda Pinheiro e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Rentabilidade deve permanecer positiva em MG Ver fotos

Piracicaba, 22 – As cotações da cenoura na região de São Gotardo (MG) não devem apresentar grandes alterações até o fim deste mês, garantindo boa rentabilidade aos produtores. A manutenção dos preços deve-se à estabilidade da oferta.

Em setembro, apesar de uma maior disponibilidade de cenouras em relação a agosto – acarretada pela intensificação tardia da colheita da safra de inverno –, a caixa de 29 kg da “suja” foi comercializada por R$ 19,78, valor 149% acima dos custos de produção (R$ 7,94/ cx). Com as baixas temperaturas durante o plantio e desenvolvimento (julho e agosto), o crescimento secundário das raízes foi prolongado, resultando em menor volume de cenouras do tipo G (mais graúdas) e maior proporção de cenouras tipo AAA. Em setembro, a produtividade média foi de 96 t/ha, ficando 20,9% acima da verificada no mês anterior.

Para outubro, a expectativa é que a produtividade continue nesses patamares e que a qualidade seja satisfatória, reflexo das boas sementes utilizadas e do clima favorável. Apesar disso, alguns produtores afirmaram que a chuva durante o plantio de inverno (maio e junho) causou leve incidência de bifurcação das cenouras colhidas na primeira quinzena de setembro, o que resultou em descarte de uma parcela delas, mas sem grandes prejuízos.

Quanto à temporada de verão 2018/19, o plantio se iniciou na segunda quinzena de setembro e, até o momento, o clima tem sido favorável.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cenoura
Cepea
clima
Hortifruti Brasil
oferta
plantio
preços de cenoura
produção de cenoura
produtividade
qualidade
rentabilidade