×
Cenoura
Outubro 5, 2022
CENOURA/CEPEA: Produtores ganharam mais no mês de setembro
Cenário não deve se alterar muito em outubro

Por Luísa Purchio e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Produtores ganharam mais no mês de setembro Ver fotos

Piracicaba, 05 – Em setembro, as cotações da cenoura registraram aumento de 20% em relação ao mês de agosto, com a “suja” sendo comercializada a R$ 25,38/cx de 29 kg nas principais praças produtoras, São Gotardo (MG) e Cristalina (GO). A redução da oferta nestas praças, refletindo o cenário de competição com o alho no período, é um dos fatores que explica o aumento dos preços.

Apesar do clima ter sido favorável à produção na maioria das praças produtoras, em Caxias do Sul (RS) os problemas com chuvas no início setembro elevaram a necessidade de compra das raízes mineiras para abastecer a demanda local. A região de Irecê (BA) também precisou comercializar cenouras com origem do estado de Minas Gerais, uma vez que o volume produzido por lá esteve restrito.

Para outubro, tudo indica que o cenário não terá grandes oscilações: os preços tendem a seguir nos mesmos níveis, diante da esperada estabilidade na oferta.

Assim, a rentabilidade poderá se manter positiva: em setembro, apesar dos gastos elevados, a rentabilidade foi positiva ao produtor. O preço fechou 18% superior às estimativas de custo, um aumento significativo em relação a agosto, quando a rentabilidade média foi de apenas 7%.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alho
cenoura
competição
cotação
cristalina
custo de produção
demanda
oferta
preço
preço da cenoura
rentabilidade
são gotardo