×
Cenoura
Outubro 15, 2020
CENOURA/CEPEA: Produtividade se eleva e preços caem no início de outubro
Ainda assim, rentabilidade permanece positiva

Por André Camarotti, Daniel Júdice Gonçalves e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Produtividade se eleva e preços caem no início de outubro Ver fotos

Piracicaba, 15 – Mesmo com a queda nos preços em relação a setembro, a rentabilidade da cultura da cenoura segue positiva neste mês. Nas principais praças produtoras, São Gotardo (MG) e Cristalina (GO), a caixa de 29 kg de "suja" foi comercializada à média de R$ 20,50 até a primeira quinzena de outubro (1° a 14/10), queda de 26,8% em comparação com o mês anterior. Esta pressão nas cotações das raízes foi ocasionada pelo aumento da oferta, principalmente em decorrência da maior produtividade nas lavouras – devido ao clima, seco e ameno, favorável ao desenvolvimento da cultura.

Mesmo assim, o retorno aos produtores ainda é satisfatório, com os preços 70% acima dos custos de produção – estimados em R$ 12,00/cx de 29 kg de "suja". A redução da área colhida nesta safra de inverno é um dos principais fatores que sustentam os preços das cenouras, impedindo que fiquem abaixo dos custos de produção.

Portanto, a expectativa para as próximas semanas é de que as cotações das raízes não registrem quedas significativas. No entanto, a rentabilidade pode ficar menor, devido à elevação dos custos de produção – principalmente pela alta dos insumos, em função do dólar.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
cotação de cenoura
custo de produção
HF Brasil
oferta de cenoura
preço de cenoura
produção de cenoura
rentabilidade cenoura
safra de inverno de cenoura