20/11/2019 às 23:00

CENOURA/CEPEA: Preços estão inferiores aos custos neste mês

Cenário deve melhorar em dezembro?

Por Eduarda Pinheiro, Daniel J. Gonçalves e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
CENOURA/CEPEA: Preços estão inferiores aos custos neste mêsVer fotos

Piracicaba, 21 – O mercado de cenoura está praticamente estável neste mês: não foram registradas alterações significativas nos preços, oferta ou produtividade frente a outubro. A cotação média da caixa de 29 kg de "suja", na primeira quinzena de novembro, foi de R$ 8,00 em São Gotardo (MG), valor 37,5% abaixo das estimativas de custo (R$ 12,8/cx).

Em relação ao mesmo período do ano anterior (novembro/18), as cotações atuais estão 51,7% inferiores – tendo em vista a maior área de inverno cultivada na praça mineira nesta temporada 2019, que contribui para a elevada oferta de cenouras. Com relação à produtividade, o clima positivo também vem favorecendo a produção na praça de MG, que fechou à média de 90 t/ha em outubro.

Cerca de 75% do total da área da safra de inverno deve ser comercializada até o final de novembro. Já em dezembro, alguns produtores devem iniciar a retirada das raízes de verão. A expectativa, portanto, é de melhora nos preços nas próximas semanas, uma vez que o clima mais quente e chuvoso (comum neste período do ano) tende a reduzir a produtividade nas lavouras.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: cenoura, Cepea, colheita de cenoura, custo de produção de cenoura, mercado de cenoura, oferta de cenoura, produção de cenoura, produtividade

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui