18/02/2020

CENOURA/CEPEA: Preço aumenta expressivamente em fevereiro

Queda constante na produção deve manter cotações firmes

Por Daniel Júdice Gonçalves e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
CENOURA/CEPEA: Preço aumenta expressivamente em fevereiroVer fotos

Piracicaba, 18 – O preço da cenoura tem se elevado expressivamente em todas as praças produtoras do País neste mês, principalmente em São Gotardo (MG) e Cristalina (GO). Na parcial de fevereiro (até o dia 14), a cenoura registra cotação média de R$ 31,50/cx de 29 kg de "suja" – valor 62% superior à média de janeiro. O cenário é decorrente das menores produção e qualidade, as quais estão sendo prejudicadas pelo clima quente e chuvoso desde janeiro.

Os principais problemas relatados por produtores consultados pelo Hortifruti/Cepea são mela, pinta e bifurcação – este último, mais recorrente em Goiás. A bifurcação se trata de um problema gerado pelo excesso de água no solo durante a fase de germinação (as cenouras colhidas atualmente foram plantadas em novembro), o qual, junto ao ataque de nematoides, quebram a dominância apical, dando origem às raízes bifurcadas. Assim, para evitá-los, é necessário que os produtores realizem tratos e manejos culturais adequados.

Diante deste cenário de baixa oferta nas principais regiões produtoras, a expectativa é que os preços nacionais da cenoura permaneçam firmes até março.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: cenoura, Cepea, clima, cotação de cenoura, oferta de cenoura, preços de cenoura, produção de cenoura, qualidade da cenoura

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui