×
Cenoura
Fevereiro 18, 2020
CENOURA/CEPEA: Preço aumenta expressivamente em fevereiro
Queda constante na produção deve manter cotações firmes

Por Daniel Júdice Gonçalves e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Preço aumenta expressivamente em fevereiro Ver fotos

Piracicaba, 18 – O preço da cenoura tem se elevado expressivamente em todas as praças produtoras do País neste mês, principalmente em São Gotardo (MG) e Cristalina (GO). Na parcial de fevereiro (até o dia 14), a cenoura registra cotação média de R$ 31,50/cx de 29 kg de "suja" – valor 62% superior à média de janeiro. O cenário é decorrente das menores produção e qualidade, as quais estão sendo prejudicadas pelo clima quente e chuvoso desde janeiro.

Os principais problemas relatados por produtores consultados pelo Hortifruti/Cepea são mela, pinta e bifurcação – este último, mais recorrente em Goiás. A bifurcação se trata de um problema gerado pelo excesso de água no solo durante a fase de germinação (as cenouras colhidas atualmente foram plantadas em novembro), o qual, junto ao ataque de nematoides, quebram a dominância apical, dando origem às raízes bifurcadas. Assim, para evitá-los, é necessário que os produtores realizem tratos e manejos culturais adequados.

Diante deste cenário de baixa oferta nas principais regiões produtoras, a expectativa é que os preços nacionais da cenoura permaneçam firmes até março.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cenoura
Cepea
clima
cotação de cenoura
oferta de cenoura
preços de cenoura
produção de cenoura
qualidade da cenoura