20/09/2018

CENOURA/CEPEA: Plantio da safra de verão 2018/19 se intensifica em MG

Chuvas podem comprometer atividades?

Por Eduarda Pinheiro e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
CENOURA/CEPEA: Plantio da safra de verão 2018/19 se intensifica em MGVer fotos

Piracicaba, 20 – O plantio da safra de verão 2018/19, em São Gotardo (MG), começou no início de setembro e deve se intensificar a partir desta semana (17 a 21/09). O clima está favorável até o momento e, mesmo com as chuvas esperadas para a próxima semana, o volume pluvial deve ser baixo e não será prejudicial ao plantio.

Segundo a Climatempo, o acumulado de chuvas entre os dias 24 a 28/09 deve ser de apenas 21 mm. Sendo assim, o calendário de plantio desta temporada não será modificado. O semeio da safra de verão se estende até abril/19, com o início da colheita previsto para janeiro/19.

No momento, a colheita da temporada de inverno segue com boa produtividade, pois o clima atual favorece a produção – e as cultivares de inverno apresentam melhor rendimento em relação às de verão. Entretanto, colaboradores do Hortifruti/Cepea afirmam que as chuvas registradas durante o plantio das variedades de inverno (maio e junho) acarretaram em leve incidência de bifurcação – a qual resultou em descarte de parte das cenouras na semana passada, mas sem grandes prejuízos.

Apesar da boa produção, a oferta está controlada na região mineira e as cotações médias, na parcial de setembro, não apresentaram alterações significativas em relação ao mês de agosto.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: cenoura, clima, descartes de cenoura em MG, preço de cenoura, produção de cenoura, safra de inverno de cenoura, safra de verão de cenoura

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui