×
Cenoura
Outubro 14, 2021
CENOURA/CEPEA: Oferta reduzida favorece rentabilidade na safra de inverno
Entenda o comportamento do mercado em setembro

Por Luísa Purchio e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Oferta reduzida favorece rentabilidade na safra de inverno Ver fotos

Piracicaba, 14 – O mês de setembro e o início de outubro foram marcados pela manutenção dos preços da cenoura em níveis elevados em todo o território nacional. Nas principais praças produtoras, São Gotardo (MG) e Cristalina (GO), a caixa de 29 kg de “suja” foi vendida, em média, a R$ 27,00 – valor bastante superior ao custo de produção. Este cenário de estabilidade nos preços, somado à alta rentabilidade, podem ser explicados pela baixa oferta nacional do produto.

A menor área plantada nesta safra de inverno (devido ao recuo dos investimentos, após os resultados negativos na temporada de verão) e o longo período de estiagem, que prejudicou o desenvolvimento das raízes, mantiveram o volume restrito durante o mês passado e o início deste. Além disso, como reflexo da falta d’água, a produtividade de setembro se reduziu em comparação com agosto, embora tenha se mantido em bons níveis – à média de 85 t/ha.

Na primeira quinzena de outubro, as cotações da cenoura ainda se sustentaram em patamares atrativos ao produtor e a expectativa é positiva em relação à produção, devido ao maior regime de chuvas no período. Isso porque, apesar de dificultarem os trabalhos nas roças, as precipitações tendem a melhorar o desenvolvimento das raízes.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cenoura
Cepea
cotação de cenoura
HF Brasil
preços de cenoura
produção de cenoura
rentabilidade
safra de inverno de cenoura