×
Cenoura
Abril 23, 2020
CENOURA/CEPEA: Mesmo com queda da demanda, rentabilidade é positiva
Nas lavouras, os trabalhos praticamente não se alteraram

Por Daniel Júdice Gonçalves e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Mesmo com queda da demanda, rentabilidade é positiva Ver fotos

Piracicaba, 23 – Com as medidas de isolamento social, decorrentes da contenção da pandemia do novo coronavírus em todo o território nacional, as vendas de diversos produtos têm sido afetadas, incluindo da cenoura. Até o momento, os trabalhos nas roças (manejo, plantio e colheita) e lavatórios não foram alterados.

Contudo, produtores relataram ao Hortifruti/Cepea que a redução da comercialização foi expressiva, principalmente para as raízes "fora do padrão" – tipos "A" e "G". Com importantes canais de escoamento fechados, como restaurantes, agentes apontam que a demanda é insuficiente para absorver toda a oferta, resultando em descartes de produtos.

No geral, a safra de verão de 2020 foi marcada por baixa oferta em todo o País, devido ao elevado índice de chuvas entre dezembro/19 e fevereiro/20, o qual limitou a produtividade na temporada. Sendo assim, a pandemia ocorreu em um período de volume reduzido, o que favoreceu as cotações – que se mantiveram bem acima dos custos de produção. Na parcial de abril (até o dia 17), o preço médio em São Gotardo (MG) é de R$ 46,25, enquanto o custo médio é estimado em R$ 18,00/cx 29 kg de "suja", gerando rentabilidade positiva, em 172%.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cenoura
Cepea
comercialização de cenoura
coronavírus
demanda
oferta de cenoura
preços de cenoura
produção de cenoura
rentabilidade
safra de verão de cenoura