10/07/2019

CENOURA/CEPEA: Julho se inicia com sobreposição de safras

Colheita de inverno só não começou no PR

Por Eduarda Pinheiro e Marina Marangon
Em parceria com
FMC
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
CENOURA/CEPEA: Julho se inicia com sobreposição de safrasVer fotos

Piracicaba, 10 – Julho é o período de transição da safra de verão de cenoura para de inverno. Assim, como esperado, está ocorrendo uma sobreposição das temporadas: a colheita de verão está chegando ao fim, enquanto a de inverno se iniciou (ainda que lentamente) em quase todas as regiões acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea – a única exceção é Marilândia do Sul (PR), que deve começar as atividades somente em agosto.

Neste ano, a intensificação da temporada de inverno será tardia e está prevista somente para o final do próximo mês, uma vez que as chuvas excessivas e temperaturas acima da média postergaram o semeio das áreas no momento do plantio, que se iniciou em março. Além disso, as baixas temperaturas dos últimos dias, devido à passagem de uma frente fria, podem prolongar o desenvolvimento das raízes.

Em São Gotardo (MG), as cenouras de verão ainda predominam no mercado e alguns produtores começaram a colher as áreas de inverno nesta semana (08 a 12/07). Considerando-se que as variedades de inverno apresentam maior resistência a mudanças climáticas, a perspectiva é de que a produtividade deste mês se eleve.

Em junho, apesar da leve queda nos preços nacionais, a rentabilidade foi a maior observada durante o primeiro semestre deste ano – considerando todas as regiões acompanhadas, as cotações ficaram quase quatro vezes superiores ao custo estimado. O motivo é que a produtividade favoreceu o retorno aos produtores, tendo em vista que os custos foram diluídos e se reduziram. Estes, por sua vez, foram estimados em R$ 15,33/cx, sendo o menor valor observado desde o início da safra de verão.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: cenoura, Cepea, clima, oferta de cenoura, perspectivas, produção de cenoura, produtividade das lavouras de cenoura, rentabilidade, safra de inverno de cenoura, safra de verão

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui