28/01/2019

CENOURA/CEPEA: Janeiro é marcado por bons preços

Rentabilidade ao produtor está positiva

Por Eduarda Pinheiro e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
CENOURA/CEPEA: Janeiro é marcado por bons preçosVer fotos

Piracicaba, 28 – O mês de janeiro está se encerrando com preços satisfatórios aos produtores de cenoura em todas as regiões acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea. A cotação média nacional da caixa de 20 kg do tipo "AAA" – padrão de mercado – na parcial do mês (até o dia 25), é de R$ 40,42, valor 176% superior à estimativa de custo de produção (R$ 14,62).

Esse comportamento do mercado é resultado da menor oferta neste início da temporada de verão (2018/19). O excesso de chuvas, no final de 2018, acarretou em problemas fitossanitários nas lavouras – em especial, em São Gotardo (MG), principal região produtora de cenoura. Além disso, houve recuo da área nacional nesta safra, o que contribui para a redução do volume disponível.

A produtividade também ficou limitada no período, pois as variedades de verão comumente alcançam menor rendimento e o clima atual (quente e úmido) é desfavorável à produção.

Já para fevereiro, a expectativa é de que os preços recuem, visto que, a partir da segunda quinzena de janeiro, a oferta começou a se elevar – e os preços, consequentemente, recuaram. O motivo é que a safra de verão está ganhando ritmo e se intensificará em fevereiro, contribuindo para o aumento do volume nacional.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: cenoura, Cepea, clima, cotação, custos de produção, oferta, perspectiva, preços de cenoura, preços de cenoura sobem, produtividade, rentabilidade, safra de verão 2018/19 de cenoura

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui