×
Cenoura
Janeiro 28, 2019
CENOURA/CEPEA: Janeiro é marcado por bons preços
Rentabilidade ao produtor está positiva

Por Eduarda Pinheiro e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Janeiro é marcado por bons preços Ver fotos

Piracicaba, 28 – O mês de janeiro está se encerrando com preços satisfatórios aos produtores de cenoura em todas as regiões acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea. A cotação média nacional da caixa de 20 kg do tipo "AAA" – padrão de mercado – na parcial do mês (até o dia 25), é de R$ 40,42, valor 176% superior à estimativa de custo de produção (R$ 14,62).

Esse comportamento do mercado é resultado da menor oferta neste início da temporada de verão (2018/19). O excesso de chuvas, no final de 2018, acarretou em problemas fitossanitários nas lavouras – em especial, em São Gotardo (MG), principal região produtora de cenoura. Além disso, houve recuo da área nacional nesta safra, o que contribui para a redução do volume disponível.

A produtividade também ficou limitada no período, pois as variedades de verão comumente alcançam menor rendimento e o clima atual (quente e úmido) é desfavorável à produção.

Já para fevereiro, a expectativa é de que os preços recuem, visto que, a partir da segunda quinzena de janeiro, a oferta começou a se elevar – e os preços, consequentemente, recuaram. O motivo é que a safra de verão está ganhando ritmo e se intensificará em fevereiro, contribuindo para o aumento do volume nacional.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cenoura
Cepea
clima
cotação
custos de produção
oferta
perspectiva
preços de cenoura
preços de cenoura sobem
produtividade
rentabilidade
safra de verão 2018/19 de cenoura