×
Cenoura
Fevereiro 26, 2019
CENOURA/CEPEA: Chuvas em excesso afetam oferta nacional
Bifurcação das raízes está entre as principais doenças relatadas

Por Eduarda Pinheiro e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Chuvas em excesso afetam oferta nacional Ver fotos

Piracicaba, 26 – O clima chuvoso vem limitando a oferta de cenouras desde o início da safra de verão, principalmente nas praças de São Gotardo (MG) e Marilândia do Sul (PR). Em meados de fevereiro, porém, a região de Caxias do Sul (PR) também começou a ser afetada por chuvas excessivas.

O elevado volume pluviométrico eleva a incidência de doenças nas lavouras e reduz a disponibilidade de cenouras no mercado, contribuindo para preços mais altos. E, além das precipitações, as temperaturas elevadas também afetam a produção.

Colaboradores do Hortifruti/Cepea afirmam que parte das raízes apresenta problemas como mela e pinta. Porém, a incidência de bifurcação nas cenouras é a principal causa do grande volume descartado nas lavouras. Essa anomalia é acarretada por nematoides, mas as altas temperaturas também podem ocasionar a desordem fisiológica.

Diante deste cenário, o volume ficou reduzido e as cotações, elevadas: na parcial de fevereiro (1° a 22/02), a caixa de 29 kg de "suja" foi vendida à média de R$ 33,32, valor 66,7% superior ao do mesmo período da temporada passada.

A previsão para os próximos dias (27/02 a 08/03) é de que as chuvas permaneçam constantes nas regiões produtoras: são esperados 160 mm de chuva em São Gotardo (MG), enquanto para Marilândia do Sul (PR) e Caxias do Sul (RS), os acumulados podem ser de 125 mm e 87 mm, respectivamente. Com isso, as cotações da cenoura podem se manter elevadas.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
bifurcação nas cenouras
cenoura
Cepea
chuvas elevam doenças
clima
cotações de cenoura
oferta
preço
produção de cenoura
qualidade