×
Cenoura
Maio 18, 2018
CENOURA/CEPEA: Chuvas aumentam a incidência de cenouras tipo G em MG
Melhor produtividade reduziu os preços na semana

Por Caio Vinícius Piton Torquato, Eduarda Pinheiro e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Chuvas aumentam a incidência de cenouras tipo G em MG Ver fotos

Piracicaba, 18 - Os preços da cenoura recuaram novamente nesta semana (14 a 18/05) na região de São Gotardo (MG). A caixa de 29 kg da cenoura “suja” foi comercializada a R$ 17,43, valor 14,6% menor do que o observado na semana anterior. Já a caixa de 20 kg da cenoura do tipo “AAA” teve média de R$ 24,86, queda de 12,3% na mesma comparação. De acordo com colaboradores consultados, a oferta se manteve em alta devido à boa produtividade decorrente do clima mais seco e ameno. O rendimento médio da semana subiu em relação à anterior e fechou em 77 t/ha.

Além disso, houve um aumento da incidência de cenouras do tipo “G” – mais graúdas – em algumas lavouras por conta da menor germinação no período de plantio, causada pelas chuvas em fevereiro. Com as chuvas, o solo ficou mais “compactado” e, consequentemente, houve menor germinação, o que acarretou na diminuição populacional das raízes. Devido à menor população, houve sobra de nutrientes, o que aumentou o desenvolvimento secundário, gerando maior incidência de cenouras tipo “G”. Outro fator que pode ter ocasionado o aumento deste tipo no mercado é a maior espera para tirar as raízes do solo, devido ao aumento da oferta, evitando uma queda maior nos preços.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cenoura
cotação
preços
produção