25/09/2018

CENOURA/CEPEA: Atraso na safra de inverno de MG eleva oferta

Intensificação da colheita deveria ter ocorrido em agosto

Por Eduarda Pinheiro e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
CENOURA/CEPEA: Atraso na safra de inverno de MG eleva ofertaVer fotos

Piracicaba, 25 – A oferta de cenouras está aumentando na região de São Gotardo, no Cerrado Mineiro, em setembro – fator que ainda pode pressionar as cotações do produto até o fim deste mês. Isso porque a intensificação da safra de inverno, que deveria ter ocorrido em agosto, não se concretizou, sendo postergada para setembro.

Em meados do mês passado, muitos produtores ainda não tinham iniciado a temporada de inverno, já que ainda havia variedades de verão 2017/18 para serem comercializadas. Além disso, as raízes da safra do segundo semestre têm ciclo de desenvolvimento mais longo, devido ao clima frio, o que geralmente atrasa a colheita.

Esse cenário impulsionou as cotações em agosto: a caixa de 29 kg da cenoura "suja" teve preço médio de R$ 17,53 na praça mineira, valor 82% acima da média de julho. O rendimento da cultura foi elevado no período, refletindo o clima favorável e a boa qualidade das sementes utilizadas – no mês passado, a produtividade em São Gotardo foi de 101 t/ha, 20% superior à de julho. Quanto ao clima, caso o volume de chuvas fique abaixo do esperado em setembro, o início do plantio da safra de verão 2018/19 pode ser prejudicado.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: atraso da colheita em MG, cenoura, Cepea, colheita, plantio, preços de cenoura, safra de inverno em São Gotardo

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui