×
Cenoura
Setembro 25, 2018
CENOURA/CEPEA: Atraso na safra de inverno de MG eleva oferta
Intensificação da colheita deveria ter ocorrido em agosto

Por Eduarda Pinheiro e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Atraso na safra de inverno de MG eleva oferta Ver fotos

Piracicaba, 25 – A oferta de cenouras está aumentando na região de São Gotardo, no Cerrado Mineiro, em setembro – fator que ainda pode pressionar as cotações do produto até o fim deste mês. Isso porque a intensificação da safra de inverno, que deveria ter ocorrido em agosto, não se concretizou, sendo postergada para setembro.

Em meados do mês passado, muitos produtores ainda não tinham iniciado a temporada de inverno, já que ainda havia variedades de verão 2017/18 para serem comercializadas. Além disso, as raízes da safra do segundo semestre têm ciclo de desenvolvimento mais longo, devido ao clima frio, o que geralmente atrasa a colheita.

Esse cenário impulsionou as cotações em agosto: a caixa de 29 kg da cenoura "suja" teve preço médio de R$ 17,53 na praça mineira, valor 82% acima da média de julho. O rendimento da cultura foi elevado no período, refletindo o clima favorável e a boa qualidade das sementes utilizadas – no mês passado, a produtividade em São Gotardo foi de 101 t/ha, 20% superior à de julho. Quanto ao clima, caso o volume de chuvas fique abaixo do esperado em setembro, o início do plantio da safra de verão 2018/19 pode ser prejudicado.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
atraso da colheita em MG
cenoura
Cepea
colheita
plantio
preços de cenoura
safra de inverno em São Gotardo