×
Cenoura
Setembro 21, 2022
CENOURA/CEPEA: Após longo período de baixa, preços se elevam em setembro
Menor oferta e bom escoamento favoreceram mercado em MG e GO

Por Luísa Purchio e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Após longo período de baixa, preços se elevam em setembro Ver fotos

Piracicaba, 21 – A primeira quinzena de setembro foi marcada por aumento nas cotações da cenoura, após um longo período de desvalorização. A média parcial do mês (até o dia 16/09) da “suja” foi de R$ 25,16/cx de 29 kg nas principais praças produtoras, São Gotardo (MG) e Cristalina (GO), alta de 19% frente à média de agosto.

A valorização pode ser explicada pela redução da oferta, reflexo da maior participação do alho no período e das menores áreas colhidas nas duas regiões, além das vendas de raízes para outros estados, como RS, BA e RJ.

Em Caxias do Sul (RS), o elevado índice pluviométrico entre o final de agosto e início de setembro afetou a produção e limitou a oferta regional. Assim, compradores da região gaúcha passaram a buscar cenouras mineiras para abastecer a demanda interna – contribuindo para um bom escoamento em MG.

Para os produtores de São Gotardo (MG), a rentabilidade continuou positiva, mas a margem ficou estreita: os preços na parcial do mês fecharam apenas 7% superiores às estimativas de custo. Os altos valores dos insumos são os principais limitantes do retorno ao produtor: para efeito de comparação, as estimativas de custo neste ano estão 30% maiores em relação ao mesmo período do ano passado.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Caxias do Sul
cenoura
chuva
cotação
cristalina
custo de produção
demanda
GO
MG
oferta
preço
rentabilidade
RS
são gotardo