×
Cebola
Dezembro 14, 2021
CEBOLA/CEPEA: Volume controlado garante bom retorno ao produtor do Sul
Mercado volta a melhorar, após longo período de preços baixos

Por Larissa Angeli Costa e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Volume controlado garante bom retorno ao produtor do Sul Ver fotos

Piracicaba, 14 – Após um longo período de preços baixos durante as safras do Cerrado e de São Paulo (de julho a outubro), a temporada do Sul está sendo marcada por recuperação do mercado da cebola. A rentabilidade voltou a ficar positiva, proporcionando ganhos ao produtor do início da safra, em novembro, até o momento (fechamento em 10/12).

Em Ituporanga (SC), o preço médio (de R$ 1,51/kg) foi 59% superior à estimativa de custo de produção (R$ 0,95/kg). E, apesar do aumento significativo dos gastos em relação ao ano passado (+16,9%), a valorização dos bulbos foi suficiente para garantir margem de lucro ao cebolicultor.

Com relação à produção, as lavouras registraram bons resultados nesta safra 2021/22, mesmo com a ocorrência de perdas em algumas áreas. Na região de Ituporanga, agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea relataram problemas de florescimento por conta da falta de luz na primavera (principalmente no mês de outubro) e, também, das baixas temperaturas – cenário que elevou a incidência de míldio e reduziu o potencial produtivo. Este segundo fato, porém, contribui para uma oferta moderada do produto, garantindo preços em bons níveis.

A boa qualidade do bulbo é mais um fator positivo ao retorno do produtor, uma vez que permite o armazenamento das cebolas para futuro escoamento, escalonando a comercialização e permitindo um maior controle da disponibilidade.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
Cepea
cotação de cebola
HF Brasil
mercado de cebola em dezembro
Oferta de cebola
preços de cebola
produção de cebola
safra 2021/22 de cebola do Sul