×
Cebola
Novembro 13, 2018
CEBOLA/CEPEA: Sob chuva, safra do Sul tem início incerto
Área plantada se eleva em relação à temporada anterior

Por Andrea Cimino e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Sob chuva, safra do Sul tem início incerto Ver fotos

Piracicaba, 13 – A colheita de cebolas da safra 2018/19 na região Sul do País se iniciou neste mês. A área plantada das praças produtoras aumentou 4,2% em relação ao ano passado – reflexo da boa rentabilidade obtida durante a temporada 2017/18, a qual recapitalizou os produtores de prejuízos em anos anteriores.

Contudo, para esta safra, adversidades climáticas estão preocupando os cebolicultores em relação ao andamento da produção. A possibilidade de ocorrência do El Niño é alta para este verão e, caso se concretize, o fenômeno pode afetar negativamente a colheita dos bulbos, devido à intensificação das chuvas.

Na região de Ituporanga (SC), as precipitações foram intensas nas últimas semanas e a umidade elevada propiciou o aparecimento de mofo em algumas cebolas. Até o momento, a produtividade da cebola superprecoce foi a única afetada, visto que as bolas precoces e as crioulas ainda podem se recuperar, pois são cultivares mais resistentes. Porém, ainda é difícil mensurar o impacto das adversidades, já que estão em fase de bulbificação. Os resultados da temporada sulista, portanto, devem depender do comportamento do clima até o final do ano.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
Cepea
chuvas
clima
colheita
colheita de cebolas do Sul
El niño
Hortifruti Brasil
qualidade
safra 2018/19 de cebola