×
Cebola
Julho 20, 2020
CEBOLA/CEPEA: São Paulo inicia colheita da safra 2020
Argentina prorroga permanência no mercado nacional

Por Marcelo Franzini Erhart de Barros e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: São Paulo inicia colheita da safra 2020 Ver fotos

Piracicaba, 20 – Desde março, a baixa oferta nacional de cebola tem mantido as cotações em patamares elevados. Mesmo com a entrada de Monte Alto e São José do Rio Pardo (SP) e a intensificação das colheitas mineira e goiana, o volume nacional ainda é restrito e as cotações, firmes: o valor parcial deste mês (até o dia 16/07) é de R$ 76,71/sc de 20 kg no atacado paulistano.

Por esse motivo, as importações argentinas, previstas para se encerrarem em junho, ainda permanecem no mercado brasileiro nesta segunda quinzena de julho. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a importação de cebola do país vizinho no primeiro semestre de 2020 foi equivalente a 148 mil toneladas, volume 10% superior ao verificado no mesmo período de 2019. O avanço das importações ocorreu a partir de maio – momento em que a caixa tipo 3 atingiu a máxima cotação, de R$ 76,45/sc de 20 kg, na fronteira de Porto Xavier (RS).

Assim, o início das principais safras paulistas foi marcado por vendas dos bulbos ainda verdes, a fim de aproveitar os bons preços. Já a partir deste mês, a perspectiva a nível nacional é de intensificação de colheita das principais safras do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, sendo que a ocorrência do pico produtivo está prevista para agosto e setembro.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
cotação de cebola
importações de cebola da Argentina
Oferta de cebola
perspectivas para o mercado de cebola
preços de cebola
produção de cebola
volume nacional de cebola